Jucá elogia programas de capacitação profissional do Banco do Nordeste
Entre os programas promovidos pelo Banco do Nordeste, Jucá destacou dois que foram desenvolvidos no estado do Piauí. O primeiro capacitou pessoas para exploração da piscicultura e o outro difundiu técnicas para criação de tambaquis e tilápias.
O senador destacou também projetos do banco que oferecem crédito a pessoas que não possuem bens para apresentá-los como garantia e que, portanto, nunca seriam beneficiados com empréstimos em "bancos convencionais". Quanto a esse tipo de programa, ele citou o Crediartesão, o Programa Jovem Empreendedor, o Fundo de Aval, o Conservação Ambiental e o Crediamigo.
O Banco do Nordeste, destacou o senador, também vem atuando no setor de turismo, desenvolvendo, em parceria com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa Prodetur Nordeste I, que prevê investimentos de U$$ 670 milhões para o setor.Jucá elogiou a abrangência das atividades de qualificação profissional desenvolvidas pelo Banco do Nordeste, ressaltando que, além dos 2 mil municípios onde atua, o banco disponibiliza agências itinerantes para os locais onde não há agências.
O senador considerou importante os projetos de irrigação, de açudagem e de perenização de rios para minimizar os problemas causados pela seca no Nordeste, mas enfatizou que programas educativos e de qualificação profissional devem ser estimulados pelo governo para que as atividades produtivas e industriais cresçam naquela região.
18/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Banco do Nordeste apresenta programas de microcrédito para comitiva internacional
Jucá elogia programas do Ministério do Desenvolvimento
Romero Jucá elogia unificação dos programas sociais pelo governo Lula
ROMERO JUCÁ ELOGIA BANCO DO BRASIL
Jucá elogia desempenho do Banco da Amazônia na gerência do FNO
Banco do Nordeste elabora estudo sobre cultivo de algodão no Nordeste