Jucá esclarece posição da Petrobrás sobre aço importado
O vice-líder do governo no Senado, Romero Jucá (PSDB-RR), divulgou as respostas que recebeu da Petrobras, a propósito da denúncia do jornal Folha de S.Paulo de que a empresa havia importado aço da Noruega, para utilização nos cascos das estruturas das plataformas marítimas P-51 e P-52. A Petrobras, disse Jucá, -admite que a denúncia tem fundamento, mas explica que o aço NV-40 não é produzido no Brasil-.
Jucá disse ter sido informado pela Petrobras de que a Usiminas reúne condições de fabricar NV-40, desde que obtenha o certificado para tal. A empresa explicou ainda, segundo o senador, que a licitação para as plataformas P-51 e P-52 está na fase de esclarecimentos técnicos e gerenciais e, até o momento, nenhum questionamento por parte dos licitantes foi feito sobre a importação de NV-40 ou sua fabricação no Brasil.
O senador disse que a atual fase da licitação, segundo explicação da Petrobras, visa a interagir com os proponentes e dirimir questões técnicas e contratuais. A empresa garantiu que quaisquer sugestões de proponentes que venham a melhorar a competitividade do processo ou a qualidade do produto serão encorajadas e bem-vindas nesta fase de licitação, afirmou o senador por Roraima.
Jucá pediu que os esclarecimentos enviados a ele pela Petrobras fossem incluídos nos Anais do Senado.
27/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney esclarece sua posição sobre grampo telefônico
Ideli esclarece posição do Brasil sobre acordo de urânio com a China
SIMON QUER SABER POSIÇÃO DO GOVERNO SOBRE PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS
Jucá critica projeto de lei para criar sobretaxa a aço importado
Jucá indaga da posição brasileira sobre prisão de grevistas na Venezuela
Jucá vai dar parecer sobre CPI da Petrobras