VALADARES DESTACA INICIATIVA QUE FACILITA ACESSO AO PRONAF



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) elogiou hoje (dia 22) iniciativa do prefeito do Poço Verde (SE) que facilitou aos pequenos agricultores do município de acesso ao financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Conforme explicou, o prefeito da cidade, José Everaldo de Oliveira, em parceria com o Banco do Brasil, criou o Fundo Municipal de Aval, desburocratizando os procedimentos antes exigidos para a concessão do crédito. Como resultado, os pequenos produtores da região puderam beneficiar-se do programa e "houve o incremento da produção agrícola local".

Antonio Carlos Valadares disse que os pequenos produtores de Poço Verde foram organizados em grupos de no mínimo 10 e no máximo 20 pessoas, cada uma delas funcionando como avalista da outra, passando a ser parceiros do Banco do Brasil e da prefeitura quando da liberação dos financiamentos.

- Eles entraram com 25% e a prefeitura com outros 25%, ficando o Banco do Brasil com 50%. Técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe atestaram o potencial de cada produtor e a própria comunidade aprovou cada família a ser beneficiada pelo Fundo Municipal de Aval.

Antonio Carlos Valadares disse que essa iniciativa tem tido repercussão nacional, especialmente porque o município de Poço Verde ficou em sexto lugar no ranking brasileiro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Segundo o senador, em conseqüência do sucesso do Fundo de Aval, a TV Globo fará, no próximo domingo (26), uma edição especial para o programa Globo Rural, enfocando a produtividade agrícola do município de Poço Verde.



22/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá: governo facilita acesso a crédito do Pronaf na Amazônia

Rollemberg defende PEC que facilita lei de iniciativa popular

Iniciativa da Justiça de Alagoas facilita casamento de homossexuais

Aberta discussão de PEC que facilita propostas de iniciativa popular

Proposta facilita apresentação de projetos de iniciativa popular

CCJ analisa PEC que facilita apresentação de projetos de iniciativa popular