Jucá lança apelo pela redução da marginalidade



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) fez um apelo nesta quarta-feira (5) para que o Poder Público e a sociedade enfrentem o desafio de tentar recuperar os jovens que estão na marginalidade. Segundo ele, esse problema não vai ser resolvido com a prisão de crianças e adolescentes, mas sim por meio de ações que procurem resgatá-los e recuperá-los.

- Este é o grande desafio das médias e grandes cidades brasileiras: dar atenção e se importar com os jovens, criando alternativas que os envolvam, para que não fiquem à mercê de galeras e traficantes - afirmou Jucá.

O parlamentar citou o exemplo da prefeitura de Boa Vista (RR), que em 2002 enfrentou o desafio de acabar com 35 gangues que atuavam na cidade. A prefeita Tereza Jucá criou, segundo o senador, uma escola-modelo na cidade, que não só ensinava disciplinas convencionais, mas desenvolvia várias atividades alternativas, como a capoeira, a luta de boxe e até um jornal interno, com o objetivo de atrair jovens que viviam na rua.

- Passados quatro anos, as trinta e cinco galeras foram reduzidas a apenas cinco, e a violência juvenil caiu 72%. Hoje, Boa Vista é considerada a segunda cidade mais tranqüila do país, perdendo apenas para Brasília - informou o senador.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) informou que o Senado vai promover um seminário internacional com o objetivo de discutir a delinqüência juvenil e procurar soluções para o problema. A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) afirmou que o problema da prostituição infantil é muito sério, pois as meninas não aproveitam a adolescência, principalmente quando engravidam.



05/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


ROMERO JUCÁ FAZ APELO PELA APROVAÇÃO DO PPA

Mozarildo faz apelo a Dilma pela redução das desigualdades regionais

SUASSUNA FAZ APELO AO GOVERNO PELA REDUÇÃO D AS DISPARIDADES REGIONAIS

CCDH lança campanha pela redução da idade penal

ROMERO JUCÁ FAZ APELO EM FAVOR DE RORAIMA

Ricardo Santos faz apelo por redução de programação violenta na televisão