Jucá manifesta preocupação com pragas em plantações de Roraima




O senador Romero Jucá (PMDB-RR), em discurso nesta segunda-feira (5), demonstrou sua preocupação pelo fato de as plantações de Roraima estarem sofrendo com o ataque de quatro pragas que afetam a produção agrícola do estado: a cochonilha rosada do hibisco, o ácaro vermelho, o ácaro hindu e a mosca da carambola, que atacam árvores frutíferas.

Segundo o senador, as pragas são provenientes da Venezuela e da Guiana, que não "cuidam muito da questão fitossanitária", e por isso, em sua opinião, é necessário ampliar a fiscalização das fronteiras. Até mesmo as mudas das plantas frutíferas estão proibidas de deixar Roraima em direção ao Amazonas e de lá ser levadas para o restante do país por causa das pragas.

Jucá informou ter participado de reuniões para tratar do tema, e disse ter informações sobre a instalação de 493 armadilhas para capturar a mosca da carambola em todo o estado. Ele agradeceu ao Ministério da Agricultura e ao governo federal por ter tomado providências e auxiliado na luta contra as quatro pragas.

Segundo matérias mencionadas pelo parlamentar, o ácaro vermelho atinge a banana, o ácaro hindu atinge os frutos cítricos e a cochonilha rosada afeta as mudas de plantas frutíferas.



05/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR vai discutir combate a pragas que destroem plantações de palma forrageira

JUCÁ MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM SITUAÇÃO DA VENEZUELA

JUCÁ MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM SITUAÇÃO DA VENEZUELA

Jucá manifesta preocupação com crescimento do número de crianças soropositivas

Tebet manifesta preocupação com greve da PF

Casildo manifesta preocupação com segurança