CDR vai discutir combate a pragas que destroem plantações de palma forrageira



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) vai realizar audiência pública para discutir medidas de combate a pragas, especialmente a cochonilha do carmim, que devastam plantações de palma forrageira no Nordeste. A iniciativa para a realização do debate é dos senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Lídice da Mata (PSB-BA), aprovada pela comissão nesta quinta-feira (3).

Cunha Lima argumentou, na justificação do requerimento, que as pragas causam prejuízo ao pequeno produtor rural. De acordo com dados do governo da Paraíba, informou o senador, foram destruídos cerca de 40% dos 160 mil hectares de plantio de palma forrageira naquele estado, em razão do ataque da cochonilha do carmim. Os 21 municípios do Cariri paraibano, ressaltou, foram os mais afetados.

“A praga é mortal não só para a planta, mas principalmente para o pequeno produtor que fica sem renda e sem sustento”, destacou o senador.

Para discutir o tema, serão convidados especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Empresa de Assistência Técnica e de Extensão Rural (Emater); e da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa).

Guerra fiscal

Outro requerimento de autoria dos senadores Cássio Cunha Lima e Lídice da Mata aprovado pela CDR visa realizar audiência pública para discutir com prefeitos e governadores os efeitos das políticas fiscais das unidades federativas – a chamada guerra fiscal.

Cunha Lima também sugeriu a participação do procurador do Ministério Público de Pernambuco, Ricardo Alexandre de Almeida Santos, para discutir o tema. A data das audiências públicas ainda será definida pela comissão.

Entorno

O projeto de lei que cria o Fundo do Entorno do Distrito Federal (FEDF), que constava da pauta da reunião, teve votação adiada. O projeto de lei do Senado (PLS 206/2008) é de autoria do ex-senador Marconi Perillo (PSDB-GO). A relatora da matéria, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), apresentou voto pela aprovação. Também foi adiada a eleição do vice-presidente da CDR, prevista para acontecer na reunião desta quinta-feira.



03/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério da Agricultura orienta plantio da palma forrageira e abacaxi

Ministério da Agricultura indica áreas para plantio de palma forrageira, mamão e caju

Roberto Cavalcanti pede providências contra praga que devasta palma forrageira na Paraíba

Jucá manifesta preocupação com pragas em plantações de Roraima

Bombas destroem bases de Bin Laden no Afeganistão

Heráclito diz que construtoras caloteadas destroem obras no Piauí