Jucá pede melhores condições de trabalho para Receita ampliar combate à pirataria



Ao registrar que a pirataria é um dos principais crimes contemporâneos e que atinge não só quem produz e distribui bens e mercadorias, mas também toda a sociedade, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) defendeu o reaparelhamento da Receita Federal, o aprimoramento da legislação aduaneira, uma maior integração entre as empresas vítimas de pirataria e os órgãos responsáveis pelo combate ao crime, a melhoria das condições de trabalho e de segurança das repartições alfandegárias e o aumento do quadro de auditores fiscais.

- A pirataria, alcançando na atualidade praticamente todos os setores da atividade econômica, é responsável pela evasão de bilhões de dólares, o que implica redução de receita pública, impondo um sacrifício ainda maior aos já extenuados contribuintes brasileiros. Além disso, impede a implantação de inúmeros programas sociais relevantes - afirmou Romero Jucá.

Segundo o senador por Roraima, a situação atual é conseqüência da precária infra-estrutura do país para enfrentar a pirataria, apesar do esforço dos auditores fiscais da Receita Federal. Ele opinou que o quadro funcional atual é desproporcional à tarefa e aos desafios enfrentados. São 1.300 auditores para executar todas as tarefas inerentes à atividade de fiscalização, inclusive o combate à pirataria.

O número de auditores fiscais da França, segundo Jucá, chega a 20 mil, sendo que, deste total, 8 mil atuam em atividades de desembaraço aduaneiro. Já a Alemanha, acrescentou, conta com 100 mil fiscais. Romero Jucá destacou que além do número insuficiente de fiscais, a Receita Federal ainda enfrenta restrições orçamentárias, o que impede uma adequada e eficiente fiscalização aduaneira.



24/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago pede melhores condições de trabalho para os advogados públicos

Alfredo Nascimento pede votação da PEC 300 e melhores condições de trabalho aos policiais

Mão Santa cobra melhores condições de trabalho para os médicos brasileiros

Geovani Borges defende melhores condições de trabalho para bombeiros

Crivella defende melhores condições de trabalho e de remuneração para militares

Serys registra apelo do Mato Grosso por melhores condições de trabalho para a PF