Jucá propõe missão de senadores para pressionar Fidel Castro a cessar repressão política em Cuba



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) propôs nesta segunda-feira (14) que o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Eduardo Suplicy (PT-SP), organize uma comissão de senadores para ir a Cuba e tentar interceder em favor dos 75 dissidentes cubanos condenados pelo regime de Fidel Castro a penas que variam de 6 a 28 anos de prisão.

Jucá lamentou a decisão do governo cubano de encarcerar militantes considerados moderados, que não pregavam a subversão do regime, mas somente alguns ajustes e mudanças. Ele considerou imprescindível que o Embaixador de Cuba no Brasil, Jorge Lexcano Perez, compareça à CRE para prestar esclarecimentos e apresentou requerimento nesse sentido.

A execução de três homens que tentavam fugir para os Estados Unidos numa balsa, na semana passada, foi motivo de protesto do senador. -Não é possível matar pessoas simplesmente por quererem sair de um país-, disse.

Jucá solicitou também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não mais convide Fidel Castro para -noitadas de churrasco- na Granja do Torto, como aconteceu por ocasião da posse de Lula, em janeiro passado. Para Jucá, gestos como esse não combinam com a democracia brasileira, que deu mostras de pujança com a eleição e posse de um candidato de oposição.

O 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), também lamentou as medidas tomadas pelo governo cubano contra dissidentes e afirmou que faz questão de assinar o requerimento para que a CRE convide o embaixador cubano a prestar esclarecimento aos senadores.

Segundo Paim, a recepção do PT a Fidel Castro na posse de Lula não foi diferente daquela que o presidente cubano recebeu por ocasião da posse do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1999. Ele considerou natural que presidentes sejam corteses uns com os outros. -É bom para as relações entre os países-, observou Paim.



14/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADORES DEVEM FELICITAR O PAPA E FIDEL CASTRO

Suassuna critica demora na votação de moção de repúdio a Fidel Castro

SESSÃO PLENÁRIA/Sartori comenta ausência de Fidel Castro no Fórum Social Mundial

João Pedro: renúncia de Fidel não significa ruptura imediata em Cuba

Raúl Castro recebe Patriota em Cuba para acertar visita de Dilma

Niemeyer engajou-se na política e foi amigo de Prestes e Fidel