Jucá quer depoimento de Mercadante na CFC



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) apresentou requerimento convidando o deputado federal Aloizio Mercadante (PT-SP) para depor na Comissão de Fiscalização e Controle (CFC). Ele quer que o deputado explique sua atuação na privatização da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).

Reportagem divulgada nesta terça-feira (14) pelo jornal O Globo - cuja transcrição para os anais do Senado foi pedida pelo senador em seu discurso - atribui ao ex-diretor da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), Humberto Eudes Diniz, a informação de que Mercadante se reuniu com ele e outro ex-diretor da instituição, Antônio Nogueirol, para incentivar a entrada do fundo de pensão no negócio. O requerimento de Jucá pede também que os dois ex-diretores sejam convidados a depor na CFC.

- A matéria atesta que o atual deputado Aloizio Mercadante foi o grande mentor intelectual e o grande viabilizador do consórcio para a aquisição da Companhia Vale do Rio Doce - afirmou o parlamentar em Plenário.

Romero Jucá lembrou que a CFC já convidou a prestar depoimentos o ex-presidente da CVRD, Benjamin Steinbruch, o ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil, Ricardo Sérgio de Oliveira, o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, e o ex-ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros. Todos foram citados em matéria da revista Veja que acusa Ricardo Sérgio de ter pedido uma propina de R$ 15 milhões para viabilizar a entrada da Previ no consórcio que acabou por arrematar a CVRD.

- O convite a Mercadante viria ampliar, não diria a investigação, mas o esclarecimento que se quer sobre o assunto - afirmou Jucá.

A reportagem de O Globo informa que, faltando um mês e meio para a realização do leilão da CVRD, Mercadante se reuniu com Diniz e Nogueirol no Sindicato dos Bancários de São Paulo para incentivar a entrada da Previ no negócio. De acordo com Diniz, o deputado federal - na época, sem mandato - disse então ser importante a formação de um grupo nacional, com forte participação dos fundos de pensão, para concorrer com o consórcio Valecon, liderado pelo empresário Antonio Ermírio de Moraes, do Grupo Votorantim.

Sempre atribuindo as informações a Diniz, a matéria relata que Mercadante temia que o controle da CVRD ficasse com grupos estrangeiros, uma vez que Ermírio de Moraes se associara à mineradora africana Anglo-America. A reportagem afirma ainda que Mercadante confirmou o encontro, mas minimizou sua participação na formação do consórcio.

Para Jucá, evitar o controle estrangeiro da companhia é um "argumento estranho", já que Ermírio de Moraes é "um grande brasileiro", e afirmou que Mercadante pode ter minimizado sua participação no encontro "até por conta de sua modéstia". O senador disse ainda que pode apresentar um segundo requerimento, convidando os atuais diretores da Previ para deporem perante a CFC, devido à informação que obteve de que o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, tem se reunido com empresários que têm interesses na Previ, "provavelmente em busca de recursos para a campanha".

Em aparte, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) afirmou que, se ele próprio tivesse alguma possibilidade de influir na negociação para que um grupo brasileiro pudesse sair vencedor, teria feito o mesmo. No seu entender, é preciso diferenciar uma tentativa de influência de um pedido de propina de R$ 15 milhões, de que Ricardo Sérgio está sendo acusado. Já o senador Tião Viana (PT-AC) afirmou que o PSDB parte para a estratégia do abraço de afogado, agarrando o PT para que ambos caiam juntos no lamaçal.



14/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOÍSA PARABENIZA MERCADANTE POR SEU DEPOIMENTO NA CPI

JUCA KFOURI PRESTA DEPOIMENTO SOBRE DENÚNCIAS ENVOLVENDO BINGOS

JUCÁ DECEPCIONADO COM "DISCURSO" DE MERCADANTE

Jucá vai reapresentar requerimentos na CI para evitar depoimento de Dilma sobre dossiê

Recusa de Demóstenes em votar requerimento de Jucá para depoimento de Dilma Rousseff cria impasse na CCJ

Mercadante e Jucá apresentam pontos consensuais na reforma tributária