Jucá quer implantação de Zona de Exportação em Boa Vista
- Tenho a clara consciência da extrema utilidade de uma ZPE como elemento de política de desenvolvimento econômico e de sua eficiência como catalisadora de progresso regional para as unidades federativas de menor possibilidade econômica - destacou Jucá.
O senador explicou que as vantagens deste tipo de empreendimento são incontestáveis, pois as Zonas de Exportação possuem regimes cambiais e aduaneiros simplificados e especiais. Atentou, no entanto, para a necessidade de observação de algumas condições que possam garantir e maximizar o potencial econômico do implemento.
Ele citou, como premissa, o controle jurídico das ZPEs, de forma que a entidade não represente um fator de desequilíbrio para as relações comerciais no mercado interno. Segundo o parlamentar, a questão da internação dos produtos das zonas de exportação deve ser cuidadosamente estudada para que não ocorra uma atribuição inadequada de permissões e incentivos que atinjam a competitividade ou a saúde das empresas brasileiras situadas fora daquelas áreas de produção.
Listou também a questão da tributação, posicionando-se contrariamente a concessão de isenção de imposto de renda em ZPE, para que não fique configurado um favorecimento indevido das empresas do local. "O que seria incompatível com o conjunto da política tributária nacional", observou.
Romero Jucá ainda chamou a atenção para a importância de se assegurar uma boa fiscalização e aplicação das penas em caso de haver infrações da legislação alfandegária, "para que não pairem dúvidas na sociedade sobre a correção das atividades da ZPE, eliminando a sempre presente desconfiança de que são áreas de contrabando", frisou.
06/07/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá anuncia implantação de zonas de exportação em aeroportos
Jucá defende implantação de área de livre comércio em Boa Vista
Leonel Pavan quer criação de Zona de Processamento de Exportação em Santa Catarina
JUCÁ QUER PROIBIR A EXPORTAÇÃO DE MADEIRA BRUTA
ROMERO JUCÁ QUER PROIBIR A EXPORTAÇÃO DE MADEIRA EXTRAÍDA DA AMAZÔNIA LEGAL
Decreto cria Zona de Processamento de Exportação em Uberaba