Jucá anuncia implantação de zonas de exportação em aeroportos



O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PSDB-RR), registrou em Plenário, nesta sexta-feira (dia 29), a edição de Medida Provisória (MP) que cria os aeroportos industriais - áreas especiais nos aeroportos para produção de mercadorias destinadas à exportação. De iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a MP foi assinada esta semana pelo presidente da Câmara, deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), no exercício da Presidência da República.

Os primeiros aeroportos brasileiros a implantar a medida serão os de São José dos Campos (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Petrolina (PE). Segundo Jucá, o setor exportador brasileiro vai ser ampliado e ganhar em eficiência, pois as fábricas montadas nos aeroportos serão beneficiadas com a isenção de impostos e encargos sociais, a exemplo do ICMS e da Previdência Social.

Ao funcionar nos moldes de uma zona processamento de exportação, essas empresas também terão a facilidade de montar seu parque produtivo no próprio local de desembarque de matérias-primas. "A medida abre caminho para reforçar as exportações do país", comemorou Jucá, revelando a disposição de pleitear a inclusão do aeroporto de Boa Vista, em Roraima, entre os terminais aéreos contemplados pela MP. A justificativa seria a proximidade que esse aeroporto tem com os Estados Unidos e países da América Central.

29/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá quer implantação de Zona de Exportação em Boa Vista

Jucá anuncia implantação de usina de biodiesel a partir de palmeira em RR

CDR aprova criação de Zonas de Processamento de Exportação

CDR examina criação de Zonas de Processamento de Exportação

Comissão aprova mudanças nas zonas de exportação

CDR aprova criação de dez Zonas de Processamento de Exportação