Jucá quer indenização e outra área para produtores da Raposa-Serra do Sol



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) parabenizou a Assembléia Legislativa de Roraima pela iniciativa de promover, sexta-feira passada (17), um debate com parlamentares federais sobre os problemas que travam o desenvolvimento do estado. O ponto alto do encontro, segundo assinalou, foi a cobrança à União de que só haja remoção dos produtores rurais que atuam na área da Reserva Raposa-Serra do Sol depois que suas benfeitorias forem indenizadas e se defina outra área para transferi-los.

- Vamos acompanhar de perto o cumprimento dessa responsabilidade pelo governo federal - prometeu.

Jucá criticou o processo de demarcação da Raposa-Serra do Sol, que considerou "equivocado". Mas, em vez de ficar lamentando esses erros, optou por reivindicar assistência aos produtores rurais que lá atuam e propor meios de tornar produtivas as áreas indígenas na reserva.

A demarcação das terras indígenas foi um dos assuntos discutidos no encontro, que envolveu ainda questões ligadas à regularização fundiária e à infra-estrutura de estradas. Ao final do evento, Jucá sugeriu que haja um desdobramento da discussão por meio de trabalho conjunto entre as comissões técnicas da assembléia legislativa e os parlamentares federais.



20/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá pede pressa no remanejamento de produtores de arroz que ocupam a área da Raposa Serra do Sol

Mozarildo quer respeito a agricultores da área Raposa-Serra do Sol

Jucá anuncia novo prazo para saída de não-índios da Raposa Serra do Sol

Senadores lamentam decisão do STF de suspender retirada de produtores da reserva Raposa Serra do Sol

Mozarildo apela contra demarcação da área de Raposa Serra do Sol

Valter Pereira: área da Raposa Serra do Sol é ameaça à soberania nacional