Mozarildo apela contra demarcação da área de Raposa Serra do Sol



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) definiu, nesta quarta-feira (4), como -verdadeiro pé de guerra- o clima que domina Roraima com a ameaça de demarcação da área indígena de Raposa Serra do Sol pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pelo Conselho Indigenista do estado. Ele disse ter certeza de que o presidente Fernando Henrique Cardoso não fará essa demarcação -no apagar das luzes- do seu governo.

- Estou aqui hoje preocupado e fazendo um apelo e um alerta para o clima que se está criando em meu estado, por causa dessa ameaça de que, por pressões internacionais, se esteja na iminência de demarcar essa área de forma contínua - disse o senador.

Na opinião do parlamentar, a insistência em demarcar a área, afastando dali moradores seculares, está dividindo não só a população indígena dos não índios, mas a própria população indígena. Na opinião de Mozarildo Cavalcanti, Fernando Henrique Cardoso deve deixar que se busque com o novo governo uma negociação que possa satisfazer todas as partes interessadas no assunto.

Mozarildo entende que é possível estabelecer no estado uma convivência pacífica e não um apartheid étnico e até intra-étnico, isto é, dividindo índios de outros índios. Segundo o senador, está sendo realizada nesta quarta-feira em Roraima uma manifestação, com a participação de produtores de arroz, pecuaristas, comerciantes, estudantes e diversas entidades de classe, além de órgãos representativos das comunidades indígenas, todos unidos contra a demarcação da área Raposa Serra do Sol.

O senador também disse que uma só entidade defende a demarcação em área continua, enquanto outras três se manifestam contra. Ele considerou incompreensíveis as pressões pela demarcação, lembrando que tanto o governador anterior quanto o atual, foram contra a iniciativa, -que está sendo imposta de maneira ditatorial-. Também lembrou que já foram feitos apelos ao presidente da República, ao ministro da Justiça e ao presidente da Funai, contra a demarcação.



04/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo parabeniza STF por decisão contra demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol

Mozarildo volta a protestar contra demarcação contínua da reserva Raposa Serra do Sol

Mozarildo lê artigo de Aldo Rebelo contra demarcação contínua da Reserva Raposa Serra do Sol

Mozarildo afirma que demarcação de Raposa Serra do Sol é uma fraude

Mozarildo volta a criticar demarcação da Raposa Serra do Sol

Mozarildo quer que governo reveja demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol