JUCÁ QUER OUVIR MINISTRO SOBRE MP QUE PROÍBE BENEFÍCIO CONJUNTO



O senador Romero Jucá (PFL-RO) anunciou hoje (dia 11) que vai apresentar requerimento de convocação do ministro da PrevidênciaSocial, Reinhold Stephanes, para que ele esclareça à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) quais as razões que levaram o governo a editar a MP 1.523-9, que impede os segurados de receberem conjuntamente os benefícios da aposentadoria e da pensão.

Jucá espera que o ministro compareça à comissão acompanhado do secretário de Previdência e da secretária de Assistência Social. "Faço parte da base de sustentação do governo, sou vice-líder do PFL, mas gostaria de contar com a presença do ministro na CAS, exatamente para tentar entender essa medida", acentuou.

Depois de afirmar que a maioria da população recebe aposentadorias e pensões irrisórias, o senador disse que não serão os recursos que poderão ser poupados com os cortespropostos pela medida provisória que irão fortalecer a economia nacional. Na sua opinião, a reforma previdenciária deverá ser o de suprimir os abusos representados por quem recebe várias aposentadorias milionárias.

Romero Jucá disse que também deseja ouvir de Reinhold Stephanes esclarecimentos a respeito de projeto do governo visando reduzir o número de deficientes e idosos que recebem benefícios da Previdência, conforme noticiou a imprensa. "Propostas como essa e como a MP que proibe o recebimento conjunto de aposentadoria e pensão ferem nossa consciência", salientou.

SUFRAMA

O senador informou que o Tribunal de Contas da União aprovou as contas do superintendente da Suframa, Mauro Costa, referentes a 1996. Ele destacou que é a primeira vez que isso acontece nos últimos 10 anos, para salientar que essa aprovação tem o mérito de reforçar a importância daquele órgão como agente de desenvolvimento regional.

Em aparte, a senadora Marina Silva solidarizou-se com Jucá e destacou que, graças a mobilização ocorrida no Acre, em Roraima, em Rondônia e no Amapá, as autoridades da Suframa, do Basa e da Sudam compreenderam a necessidade de deslocamento do eixo dessas agências de desenvolvimento para os demais estados da região Norte.

Jucá também apelou ao ministro da Justiça, Iris Rezende, no sentido de que encontre uma solução parao recente corte salarial que atingiu os policiais rodoviários federais. Segundo o senador, esses policiais tiveram retirados de seus salários recursos que vinham recebendo desde janeiro através de ação judicial .

11/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCT quer ouvir ministro sobre internet 4G

CRE quer ouvir ministro da Justiça sobre caso FBI-Abin

MAURO QUER OUVIR MINISTRO SOBRE EIXOS DE DESENVOLVIMENTO

PPS quer ouvir ministro Edison Lobão sobre denúncias relacionadas à ANP

Pavan quer ouvir ministro da Agricultura sobre importação de alho

Comissão quer ouvir ministro sobre hospitais da Fronteira-Oeste