Jucá quer que PMDB ceda ao PSDB presidência da CPI dos cartões



O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou nesta terça-feira (19) que está negociando um entendimento no sentido de que o PMDB possa abrir mão, para o PSDB, da presidência da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investigará denúncias de uso indevido dos cartões corporativos do governo federal. Segundo ele, esse entendimento daria a tranqüilidade necessária para que a CPMI trabalhe mais rápido e concentre energia na busca dos fatos e das providências a serem tomadas.

Jucá assinalou que, por enquanto, as conversas se dão em cima de hipóteses, uma vez que somente nesta quarta-feira (20), às 11h, será lido o requerimento de criação da CPMI, quando ela será oficialmente criada. Para ele, o PSDB ficar com a presidência da CPMI é a melhor opção para o Congresso e para o governo, pois não criaria dificuldades às votações de interesse do governo.

- Não estou na contramão da base, estou na mão do entendimento e da tranqüilidade do trabalho da CPMI. É minha função, como líder do governo, tentar fazer com que as matérias de interesse do governo possam ser votadas com a maior tranqüilidade e rapidez possíveis. Um clima de animosidade, de confronto e de conflito no Senado, atrapalham as votações em que o governo tem interesse. O PMDB tem direito à presidência da comissão, ninguém está discutindo o direito do PMDB, mas nós estamos vendo se há a possibilidade de o PMDB abrir mão da presidência - afirmou.

O senador disse que, se o PMDB abrir mão da presidência, "o gesto seria uma contribuição do partido ao processo de entendimento e à tranqüilidade da Casa". O senador acrescentou que não será preciso a oposição fazer qualquer concessão ou oferecer uma contrapartida.

- Nós não estamos cobrando contrapartida da oposição. A oposição tem o papel dela nesse processo todo, que é de tencionar. Mas queremos que isso seja feito dentro de um clima de entendimento, inclusive votando outras matérias que não estejam dentro da questão da CPMI. Eu não quero ganhar tempo. Eu quero ganhar o jogo. Eu quero fazer com que a CPMI possa funcionar bem - afirmou.



19/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acordo dá ao PSDB presidência da CPI Mista dos Cartões Corporativos

Raupp: PMDB deve indicar Neuto de Conto para a presidência da CPI dos Cartões

Marconi Perillo anuncia ação do PSDB no Supremo para obter dados dos cartões da Presidência

PSDB anuncia apoio formal ao candidato do PMDB na disputa pela Presidência do Senado

Jucá: É necessário um consenso de líderes para pedir que PMDB abra mão da presidência da CPI

PMDB quer Sarney na presidência do Senado