Marconi Perillo anuncia ação do PSDB no Supremo para obter dados dos cartões da Presidência
O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) anunciou, em discurso no Plenário nesta quarta-feira (13), que o líder de seu partido, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de liminar, requerendo imediato acesso aos dados sigilosos dos cartões da Presidência da República.
A ação, disse Perillo, fundamenta-se no artigo 70 da Constituição federal, segundo o qual cabe ao Congresso Nacional exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas. Perillo acrescentou que a Presidência, ao negar ao Legislativo a prestação de contas, fere a Constituição nos princípios da publicidade, legalidade e moralidade pública.
- O que seja caso de segurança, que fique registrado sob sigilo, mas acessível a entidades de controle e tribunais de contas - disse.
Perillo acrescentou que é preciso rever a utilização dos cartões corporativos, com mais rigor no controle dos gastos, sem, no entanto, refutar esse instrumento. Ele afirmou ainda que o Congresso "precisa indignar-se em nome de seus representados, porque o país se sente indignado" com os excessos divulgados até aqui.
Para o senador, o que está em jogo não é a discussão em torno da eleição presidencial, mas a garantia para a sociedade de que a utilização dos cartões e de qualquer outro instrumento obedece à legislação. Perillo lembrou que, quando governador de Goiás, extinguiu o cartão corporativo.
13/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marconi Perillo dá 45 razões para PSDB votar contra a CPMF
Marconi Perillo dá 45 razões para PSDB votar contra CPMF
Marconi Perillo condena relatório "tendencioso" da CPI dos Cartões
PSDB do Senado retorna à CMO com participação de Marconi Perillo e João Tenório
Marconi Perillo lê moção da bancada do PSDB em apoio a Arthur Virgílio
Marconi Perillo anuncia projeto com regras para agências reguladoras