Jucá quer urgência para solução de conflito em Paracaima
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse nesta sexta-feira (14) que tem esperança que o grupo de trabalho ministerial formado pelo ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, para estudar a questão das demarcações de terras indígenas possa ser bem-sucedido. Ele informou que seu estado, Roraima, necessita urgentemente de soluções dessa ordem, pois são constantes os conflitos entre a população e as comunidades indígenas locais.
Jucá citou acontecimentos recentes na cidade de Paracaima - localizada na região da Reserva de Raposa e Serra do Sol - e manifestou preocupação com o clima de tensão do local. O motivo, relatou, é a ação do Ministério Público Federal (MPF) para retirar os comerciantes da localidade. A ação afeta, segundo informou, a população de 15 mil habitantes de Paracaima.
Para Jucá, as situações de conflitos fundiários em Roraima e em outras regiões do país merecem soluções emergenciais e outras definitivas por parte do governo. No caso de seu estado, o senador observou que medidas dessa natureza vão auxiliar no desenvolvimento de Roraima, pois o estado é promissor e tem visão de respeito ao meio ambiente e às comunidades indígenas.
- Eu sou favorável à demarcação de terras indígenas, desde que estas aconteçam em um processo de pacificação, para que, ao final, não acabe sobrando mais dificuldades para o próprio índio - destacou Jucá.
14/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
JUCÁ ACREDITA QUE SOLUÇÃO DO CONFLITO SERÁ ENCONTRADA
Ruben Figueiró quer solução para conflito de terras
SUPLICY QUER SOLUÇÃO PACÍFICA PARA CONFLITO NO IRAQUE
ALCÂNTARA QUER SOLUÇÃO PARA CONFLITO ENTRE LOJISTAS E CARTÕES
JUCÁ QUER URGÊNCIA PARA VOTAÇÃO DE CRÉDITO PARA RORAIMA
Comissão do Senado vai a SC negociar solução para conflito