Jucá ressalta realizações da Caixa em 2001



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) destacou a "eficiente e complexa operação de engenharia financeira" que resultou, no ano passado, na reestruturação financeira da Caixa Econômica Federal (CEF), que possibilitou à instituição voltar "a se enquadrar em todas as normas prudenciais que obrigam o sistema financeiro". Entre essas normas, ele citou as exigências para o provisionamento de risco de crédito e as que fixam coeficiente mínimo entre ativo e patrimônio líquido.

O representante de Roraima informou que a União assumiu a responsabilidade de vários passivos contábeis do banco, como o decorrente do Fundo de Compensação das Variações Salariais (FCVS) - um subsídio para evitar a inadimplência decorrente das perdas salariais da classe média na década de 80. Outro prejuízo da Caixa encampado pela União foi o refinanciamento das dívidas dos estados, em 1993. A União assumiu ainda o risco das operações de crédito com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), quando realizadas por outros agentes financeiros.

A reestruturação financeira foi necessária, conforme o senador, porque a empresa apresentava "graves desequilíbrios econômico-financeiros" decorrentes de "má gestão de administrações passadas, aliadas a decisões infelizes" nas regras para financiamentos de imóveis, como o FCVS. Jucá salientou que o banco foi, mais uma vez, capitalizado pelo Tesouro Nacional, mas a um custo que "não é barato":

- Sinceramente, eu espero que as instituições financeiras federais, como a Caixa, possam, a partir de agora, ter uma gestão profissional e deixar de serem o repositório da imprudência, da demagogia, do clientelismo oficial, que tantos prejuízos trazem ao contribuinte brasileiro - afirmou o parlamentar.

Romero Jucá ressaltou que o atual governo acabou com a "prática de empurrar os subsídios concedidos pelas políticas públicas para debaixo do tapete da contabilidade das instituições financeiras federais" e lembrou que, agora, os subsídios concedidos ficam explícitos no Orçamento Geral da União.

Jucá afirmou também que a Caixa "firma-se, a cada dia, e cada vez mais, como o banco social da União". A instituição, informou, é responsável pelo pagamento de vários programas sociais do governo, como o Bolsa-Escola, do Ministério da Educação; o Bolsa-Alimentação, do Ministério da Saúde; o Bolsa-Renda, do Ministério do Desenvolvimento Agrário; o Auxílio-Gás, do Ministério de Minas e Energia; e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e o Programa Agente Jovem de Desenvolvimento, ambos do Ministério da Previdência e Assistência Social.



06/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo ressalta as realizações de Roraima no campo da educação

Lobão ressalta realizações de Paulo Souto no Senado

ROMERO JUCÁ DESTACA REALIZAÇÕES DA FIOCRUZ

Jucá destaca realizações no setor elétrico e nega omissão do governo

Jucá destaca realização da Amazontech 2001 em Boa Vista

Jucá anuncia o lançamento do projeto Amazontech 2001