Juízes e desembargadores farão curso de capacitação em mediação e conciliação



O curso terá cerca de oito horas de duração, mas cada Tribunal adequará a grade horária aos servidores

A partir desta sexta-feira ( 30), dois mil magistrados receberão aulas sobre administração e resolução de conflitos com uso de técnicas de conciliação. A iniciativa tem como objetivo contribuir na formação de juízes e desembargadores no tema e é resultado da parceria entre a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça (SRJ/MJ), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), por meio da Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam).

Essa é a primeira vez que um número tão expressivo de magistrados participará da ação. A capacitação foi criada para motivar juízes e desembargadores a utilizar de forma mais eficiente os Centros Judiciários de solução de conflitos e cidadania.

Durante o curso, serão abordados temas como, por exemplo, o momento e a maneira que devem ser encaminhados casos para a conciliação e a mediação, a Resolução 125 e o papel do magistrado nos processos autocompositivos; e outros pontos que contribuirão para permitir aos juízes e desembargadores enxergarem o panorama geral do conflito e as possíveis formas de resolução.

Ao todo o curso terá oito horas de duração, mas cada Tribunal adequará a grade horária ao que melhor convier aos servidores.  A organização do curso ficou a cargo de cada Tribunal, com possível coordenação do Núcleo de Conciliação ou da Escola da Magistratura local.