Juízes federais defendem ampliação de TREs
Desembargador Nino Toldo, presidente da Ajufe, pede apoio à PEC a Renan
Em visita ao presidente do Senado, Renan Calheiros, nesta quarta-feira ( 21), representantes da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) defenderam a aprovação de proposta de emenda à Constituição que modifica a forma de escolha dos juízes e a composição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), bem como a designação dos juízes de primeira instância da Justiça Eleitoral.
Entre outras mudanças, a PEC 31/2013, do senador Pedro Taques (PDT-MT), determina que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) participe da escolha dos membros da advocacia que compõem os tribunais judiciários - a exemplo do que a Constituição prevê no caso dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e dos Tribunais de Justiça dos Estados (TJs).
A PEC também propõe a ampliação da composição dos TREs, dos atuais sete para nove juízes, sendo os dois novos componentes escolhidos entre juízes federais, pelo Tribunal Regional Federal (TRF) com jurisdição no respectivo estado.
- Os estados mais populosos têm uma demanda muito grande. Essa medida tende a agilizar [o trabalho dos TREs]. Também vai trazer para a composição dos tribunais eleitorais um número maior de juízes federais - argumentou o desembargador Nino Toldo, presidente da Ajufe.
A proposta, que aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), tem voto favorável do relator, senador Anibal Diniz (PT-AC).
21/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Juízes e integrantes do Ministério Público defendem férias de 60 dias
Senadores defendem manutenção do poder do CNJ para punir juízes
Juízes defendem eleição direta para cargos de direção em tribunais
Juízes federais são contrários à súmula vinculante
Juízes federais atacam gratificação eleitoral
Aprovada na CCJ ampliação da segurança para juízes em situação de risco