JÚLIO CAMPOS QUER "MENOS HOSPITAIS E MAIS SANEAMENTO BÁSICO"



O senador Júlio Campos (PFL-MT) defendeu hoje (dia 9) que o governo proponha uma nova política de saneamento básico para o país. No seu entendimento, ela é pré-condição das ações de saúde pública pois permite prevenir doenças que exigem intervenção médica, ambulatorial e hospitalar.

Segundo o parlamentar, a situação do saneamento básico no país teria retornado ao patamar de 1968, quando foi extinto o Plano Nacional de Planejamento (Planasa). Conforme dados da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental relativos a 1992, apresentados pelo senador, as regiões Norte e Nordeste seriam as mais carentes desse atendimento. Rondônia apresentava então os menores índices do país, com apenas 25% da população dispondo de água encanada e menos de 1% atendidos por rede de esgotos. No Nordeste, Pernambuco registraria os melhores índices regionais: 65% da população atendida por serviços de água e 13,5% por esgotos.

Ainda segundo o senador, o orçamento da Fundação Nacional de Saúde para 1995, de R$ 99 milhões, representaria 12% do total de recursos do Ministério da Saúde.

- Ninguém precisa conhecer a matéria para perceber que com esses recursos a situação do saneamento básico no Brasil continuará como antes. Uma tragédia - resumiu Júlio Campos.

Em contraponto, o senador destacou que o Ministério da Saúde destinará R$ 9 bilhões a hospitais privados, filantrópicos e públicos. "Nove mil por cento a mais em recuperação da saúde que em prevenção", contabilizou.

O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT), em aparte, concordou integralmente com seu colega de bancada. Para ele, de nada vale investir em hospitais e postos de saúde sem investir em saneamento básico. Os senadores Júnia Marise (PDT-MG), Sebastião Rocha (PDT-AP) e Bernardo Cabral (PP-AM) também fizeram questão de registrar sua concordância e solidariedade.

09/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚLIO CAMPOS DEFENDE PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO

CAMPOS PEDE MAIS RECURSOS PARA SANEAMENTO BÁSICO

César Borges quer mais investimentos em saneamento básico

Companhia de Saneamento Básico realiza manutenção em Campos do Jordão

Serviço: Companhia de Saneamento Básico divulga atendimento em São José dos Campos durante o Carnava

Recursos Hídricos: Companhia de Saneamento Básico do Estado realiza serviços em São José dos Campos