JÚLIO REGISTRA O DIA DO GINECOLOGISTA



O senador Júlio Eduardo (PV-AC) elogiou nesta segunda-feira (dia 30) as medidas que vêm sendo tomadas pelo Ministério da Saúde na área da saúde da mulher, que segundo ele, ampliaram o acesso da população feminina aos serviços de saúde. Ele citou os esforços para redução do número de cesarianas, a disseminação dos métodos contraceptivos e a intensificação de ações para prevenção da transmissão da Aids em mulheres e recém-nascidos.

A ampliação do atendimento à gestante pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também foi destacada pelo senador. Segundo ele, como resultado houve um aumento do número de consultas de pré-natal, que quadruplicou nos últimos 5 anos, passando de 1,8 milhões em 1994 para 7,6 milhões em 1998.

Para o senador, alguns problemas graves que a mulher ainda enfrenta como a mortalidade materna e o câncer uterino vêm sendo tratados com seriedade pelo ministério, que está implantando o sistema de atendimento à gestante de alto risco, com a adequação de 142 hospitais e maternidades, e o Programa Nacional de Combate ao Câncer de Colo Uterino.

O pronunciamento foi suscitado pelos 41 anos de criação da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e pela comemoração nesta segunda-feira (dia 30) do Dia do Tocoginecologista, profissional responsável pela assistência à gestação e pelos cuidados ginecológicos. Júlio Eduardo quer a oficialização da data comemorativa e aproveitou para sugerir a instituição do Dia do Ginecologista. Em aparte, o senador Tião Viana (PT-AC) se associou às homenagens.

30/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚLIO CAMPOS REGISTRA FALECIMENTO DE HELENA DA RIVA

JÚLIO EDUARDO APRESENTA PROGRAMA DO PV

JÚLIO CAMPOS EXALTA NIEMEYER

Estação Júlio Prestes faz 70 anos hoje

Estação Júlio Prestes completa 70 anos

TV Cultura homenageia os 70 anos de Júlio Medaglia