JÚNIA: AJUSTE FISCAL CONFISCA A RENDA DO TRABALHADOR



A senadora Júnia Marise (PDT-MG) afirmou hoje (dia 23) que o ajuste fiscal adotado pelo governo representa o confisco de rendimentos da classe trabalhadora, sobretudo do servidor público, que não tem aumento salarial há três anos. A senadora referiu-se especialmente à elevação em 10% do Imposto de Renda das pessoas físicas, e citou informação publicada em um jornal de que cada brasileiro irá contribuir com dois meses de seu trabalho para os cofres da União.

Júnia Marise afirmou que todos os pacotes econômicos implementados no Brasil impuseramsacrifícios à população. A senadora disse estar recolhendo em seu estado manifestações de repúdio ao ajuste fiscal e recebendo correspondência em que os eleitores pedem que ela vote contra algumas medidas definidas pelo governo.

Ela disse que sua preocupação maior é com os cortes para ensino e pesquisa, a suspensão da concessão dos benefícios da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas)e o aumento do desemprego.

Na opinião da senadora, o corte em 12,5% dos recursos para bolsas de pesquisa causa um dano imperdoável e significa um retrocesso, representando uma economia pouco significativa, no conjunto, de R$ 100 milhões.

Júnia Marise manifestou apreensão ainda com a suspensão, por três meses, da concessão dos benefícios da Loas, recebidos por idosos carentes e deficientes, sobretudo por temer que tal prazo seja prorrogado. Essa interrupção dos benefícios, segundo a senadora, significará uma economia de R$ 210 milhões, que é "a metade do que o governo está gastando com a sua rubrica de publicidade".

- Por que o governo não corta os gastos com matéria publicitária? Os velhinhos ficarão desamparados, sem a menor condição de se sustentar - frisou.

Quanto ao desemprego, a senadora citou afirmação do ministro da Fazenda, Pedro Malan, de que as medidas terão como custo imediato a redução da atividade econômica, com cortes e demissões na cadeia produtiva.

- Isso compromete ainda mais o governo no pacote fiscal. Hoje, praticamente 20% da população ativa está desempregada. Se o pacote vai contribuir ainda mais para o aumento do desemprego, teremos certamente a maior recessão de nosso país - concluiu.



23/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


JUNIA MARISE DIZ QUE O AJUSTE FISCAL FOI INÚTIL

"REFORMA CONFISCA DIREITOS E GARANTIAS", DIZ JÚNIA MARISE

O QUE DIZ CADA MP DO AJUSTE FISCAL

ACM: É HORA DE APROVAR O AJUSTE FISCAL

EX-MINISTRO COMENTA AJUSTE FISCAL

PREFEITO DO RIO DEBATE AJUSTE FISCAL COM ACM