JUNIA MARISE DIZ QUE O AJUSTE FISCAL FOI INÚTIL



Amparada em informações de técnicos do próprio governo, a senadora Júnia Marise (PDT-MG) disse hoje (dia 11) que o ajuste fiscal promovido pelo governo no final do ano passado serviu para comprimir a classe média, com o aumento do imposto de renda, mas não servirá para reduzir o déficit do tesouro. Os propalados ganhos preconizados pelo governo para conseguir o sacrifício de toda a nação, segundo a senadora, foram nulos.

Em sua opinião, aconteceu exatamente o contrário, visto que a situação econômica do país continuará prejudicando essa parcela da população já arrochada por salários baixos e pelo desemprego. "Ao solicitar a aprovação do ajuste fiscal, alegando que arrecadaria R$ 20 bilhões e evitaria que a crise asiática atingisse nosso país, o governo pediu o apoio do Congresso e da opinião pública e agora admite que o esforço foi inútil", frisou.

Júnia Marise se referia à entrevista em que o secretário do Tesouro, Eduardo Guimarães, disse que, em razão da elevação das taxas de juros, os recursos resultantes do ajuste fiscal não serão suficientes para melhorar as contas do governo. "Portanto, esse dinheiro deve ir para o ralo do déficit público e certamente não alcançará os objetivos do governo nem daqueles que foram sacrificados", acentuou.



11/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚNIA: AJUSTE FISCAL CONFISCA A RENDA DO TRABALHADOR

JÚNIA MARISE FOI HOMENAGEADA COM INÚMEROS APARTES

JÚNIA MARISE DEFENDE REIVINDICAÇÕES DOS PROFESSORES

VALE DO JEQUITINHONHA HOMENAGEIA JÚNIA MARISE

JÚNIA MARISE ANALISA PROBLEMAS BRASILEIROS

JÚNIA MARISE ANUNCIA PARALISAÇÃO DAS UNIVERSIDADES