JÚNIA VAI LUTAR POR RECURSOS PARA RECUPERAÇÃO DA LAGOA DA PAMPULHA



A senadora Júnia Marise (PDT-MG) disse hoje (dia 13) que lutará pela aprovação de pedido de autorização, ainda a ser encaminhado à Casa, para que a prefeitura de Belo Horizonte possa contratar empréstimo externo visando à realização de obras de saneamento da Lagoa da Pampulha, na capital mineira.

Para a segunda vice-presidente do Senado, além do embelezamento de um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, as obras de desassoreamento a serem realizadas na lagoa propiciarão melhor qualidade de vida à população de baixa renda da capital.

Júnia se reuniu pela manhã, em seu gabinete, com os deputados federais Armando Costa (PMDB-MG), Otávio Elíseo (PSDB-MG) e Maria Elvira (PMDB-MG), o secretário municipal de Meio-Ambiente, Paulo Lott, o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Antônio Caixeta, e a administradora regional da Pampulha, Cristina Rodrigues. Os deputados Eliseu Rezende (PFL-MG), Sandra Starling (PT-MG) e Hugo Rodrigues (PFL-MG)não puderam comparecer ao encontro, mas fizeram questão de telefonar, manifestando apoio total ao pleito.

A senadora disse que depois de concluído o processo burocrático em torno do pedido de empréstimo, pedirá ao ministro do Planejamento, Antônio Kandir, que acelere o processo para a liberação do financiamento. "A previsão é que esse pedido de empréstimo chegue ao Senado em quatro meses, assinalou.

O custo das obras é de 90 milhões, devendo a prefeitura de Belo Horizonte entrar com 30 milhões de dólares, enquanto os outros 60 milhões de dólares serão obtidos mediante financiamento junto à Overseas Economic Corporation Founadation (OECF) organização governamental japonesa de financiamento de projetos de recuperação ambiental. A previsão para o término das obras é de cinco anos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha foi o primeiro grande projeto de Oscar Niemeyer e Burle Marx, edepois de 40 anos se acha deteriorada. Hoje, a lagoa encontra-se com 30% de assoreamento e sem vida. "Esse investimento conta com apoio de toda a sociedade de Belo Horizonte e de entidades sociais", acrescentou.



13/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Candidatura da Lagoa da Pampulha como Patrimônio Mundial é debatida

MPA libera recursos para pescadores da Lagoa Manguaba

CARLOS BEZERRA VAI LUTAR PARA MANTER RECURSOS DA REFORMA AGRÁRIA

Cícero Lucena diz que vai lutar para garantir melhor divisão de recursos para estados e municípios

JÚNIA MARISE COBRA LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA O METRÔ DE BH

Região serrana do Rio receberá recursos para recuperação de rios