Juristas apresentam sugestões ao novo Código Eleitoral



A comissão de juristas encarregada pelo Senado de propor mudanças no Código Eleitoral realiza neste momento, em Belo Horizonte, a primeira reunião com especialistas para debater o assunto. O encontro está sendo realizado no auditório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Participam do debate o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Walter de Almeida Guilherme; os juristas Carlos Eduardo Caputo Bastos, Edson de Resende Castro, José Rollemberg Leite Neto, Luciana Muller Chaves, Luiz Fernando Bandeira de Mello, Roberto Carvalho Veloso; e o advogado e ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Cezar Britto.

A reunião em Belo Horizonte é a primeira de nove que serão realizadas nos estados até o fim de novembro. Os debates têm por objetivo coletar sugestões para formulação de um anteprojeto do novo Código Eleitoral. Entre os assuntos a serem discutidos está a simplificação de instrumentos judiciais para a cassação de mandatos, de forma a acelerar os processos.

O atual Código Eleitoral foi instituído em 1965 e sofreu um natural envelhecimento, tanto com a promulgação da Constituição de 1988, quanto com a modernização imposta pela tecnologia ao processo eleitoral à votação e à apuração. Para tentar adequar o marco legal aos desafios de cada eleição, novas leis correlatas foram anexadas à norma principal, dando origem a uma legislação complexa e às vezes controversa.

A comissão é presidida pelo ministro José Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), e tem como relator é o ministro aposentado do STF Carlos Velloso. O trabalho deverá ser encerrado em seis meses.

Já estão marcados debates, em setembro, nas cidades de Recife (dia 15) e Florianópolis (25). Em novembro, será a vez de São Paulo (dia 5), Salvador (12), Cuiabá (19), Belém (26) e Brasília (30).

Mais informações a seguir



13/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de juristas analisa sugestões sobre Código Comercial

Juristas ouvem sugestões da população para reforma no Código Penal

Comissão de juristas que vai estudar a reforma do Código Eleitoral é instalada

Comissão de juristas se reúne agora para tratar da reforma do Código Eleitoral

Comissão ouvirá sugestões para reforma do Código Eleitoral em Belo Horizonte

Juristas preparam documento para audiências públicas sobre reforma do Código Eleitoral