Juristas ouvem sugestões da população para reforma no Código Penal



A comissão especial de juristas formada pelo Senado para elaborar uma proposta de reforma do Código Penal iniciou, às 9 horas desta sexta-feira (23), audiência pública para ouvir as sugestões da sociedade civil. A reunião está sendo realizada no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

VEJA MAIS

Na pauta do encontro desta manhã, estão os crimes contra a administração pública. Será discutida a proposta de abolição de crimes como desacato contra funcionário público no exercício da função. Uma das justificativas é de que a criminalização da conduta não está de acordo com a Convenção Americana de Direitos Humanos.

 Formada por advogados, representantes do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, a comissão foi instituída pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em outubro do ano passado. O grupo é presidido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp; o relator é o procurador regional da República Luiz Carlos Gonçalves.

Depois de concluídos os trabalhos, o colegiado vai apresentar um anteprojeto ao Senado, possivelmente em maio. O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), já informou que o texto terá prioridade na comissão.

Mais informações a seguir



23/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de reforma do Código Penal debate Lei de Execução Penal com juristas

Comissão de Juristas deve concluir até amanhã texto para reforma do Código Penal

Juristas debatem em São Paulo reforma do Código Penal

Comissão debate reforma do Código Penal com juristas

Comissão de juristas vai propor reforma do Código de Processo Penal

Alô Senado contribuiu com juristas na reforma do Código Penal, diz desembargador