Justiça inicia pesquisas sobre hábitos de consumo na internet por crianças e adolescentes



O Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC/SDE), irá apoiar a realização das primeiras pesquisas sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação por crianças e adolescentes no Brasil.

Os estudos, coordenados pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) em parceria com a London School of Economics, reunirão informações sobre consumo na internet por essa parcela da população.

As pesquisas TIC Crianças e TIC Kids Brasil irão entrevistar crianças e pais, para coletar dados sobre o uso do computador, o local em que o equipamento fica na casa, o acompanhamento feito pelos pais da navegação e também hábitos de consumo das crianças e adolescentes pela rede mundial.

A participação do ministério nessa iniciativa tem o objetivo de obter dados confiáveis e de qualidade e assim subsidiar a elaboração de políticas para a área.

"Essas políticas são fundamentais no mundo de hoje, em que o computador faz parte do dia a dia da vida de muitos brasileiros", destaca Danilo Doneda, coordenador-geral de Supervisão e Controle do DPDC, que participa dos debates sobre os indicadores e as principais linhas de análise das pesquisas.

O estudo TIC Kids Online já foi realizado em mais de 25 países, com a participação de crianças e jovens de nove a 16 anos. Já a TIC Crianças está em sua terceira edição e trabalha com crianças de cinco a oito anos.

 

Fonte:
Ministério da Justiça



20/03/2012 10:42


Artigos Relacionados


Justiça inicia levantamento sobre abrigos de crianças e adolescentes

Hospital das Clínicas amplia pesquisas sobre TOC em crianças e adolescentes

Influência da TV no consumo de drogas por crianças e adolescentes será discutida

“Almanaque Educação” reflete os efeitos do consumo na vida de crianças e adolescentes

CCJ vota projeto que proíbe venda e consumo de cigarros por crianças e adolescentes

Saúde: Secretaria inicia 'força-tarefa' para vacinar crianças e adolescentes contra hepatite