Justiça mantém Enem como pré-requisito ao CsF



Foi divulgada nesta sexta-feira (20) decisão favorável ao Ministério da Educação no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). A decisão mantém a obrigatoriedade dos 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como pré-requisito de seleção para o Ciência sem Fronteiras.

A decisão do TRF-5 esclareceu que os critérios de seleção do Enem só poderiam ser modificados pelos administradores, no caso o MEC, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

O governo federal não abre mão do Enem como o principal critério de seleção de candidatos à bolsa de estudo no programa Ciência sem Fronteiras, uma vez que o referido exame não é apenas um indicador de qualidade para o ensino médio, mas também um dos instrumentos de política pública voltado a permitir maior democratização das oportunidades de acesso ao ensino superior.

Além disso, o Enem também passou a ser utilizado pelas instituições estrangeiras como parâmetro de qualidade  para a aceitação e alocação dos estudantes brasileiros em seus cursos.

Fonte:

Ministério da Educação



21/12/2013 12:52


Artigos Relacionados


Projeto aprovado proíbe comprovação de experiência superior a seis meses como pré-requisito para emprego

Reitores mineiros mantêm compromisso de apoio ao Enem

AGU mantém anulação de questões do Enem para 639 alunos de colégio de Fortaleza

Candidatos contam como foi primeiro dia do Enem

Justiça anula 13 questões do Enem em todo o País

Justiça condena envolvidos em fraude do Enem 2009