Justiça: Secretaria e Partners of the Americas combatem tráfico de pessoas



Acordo foi firmado nesta terça-feira, dia 17

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Escritório Estadual de Combate e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos, firmou nesta terça-feira, 17 de outubro, parceria para o enfrentamento do tráfico de pessoas, com a organização não-governamental vinculada ao consulado dos EUA, Partners of the Americas.

No documento assinado pela secretária da Justiça, Eunice Prudente, e a representante da Partners of the Americas, Letícia Massula estão as seguintes atribuições do Escritório de Combate e Prevenção ao Tráfico: viabilizar os serviços de atendimento às vítimas de tráfico; articular programas que fortaleçam a rede de parceiros no combate e prevenção à prática e organizar eventos para sensibilização e conscientização acerca da problemática.

Cabe à entidade o serviço de capacitação da equipe do Escritório Estadual e contribuir com o corpo técnico e um banco de dados, bem como a metodologia de mapeamento das redes de tráfico humano.

A presidente da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad), Dalila Figueiredo, anunciou o início, ainda este mês, de uma nova pesquisa em parceria com a SJDC sobre o universo de pessoas traficadas entre as deportadas e não-admitidas, no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Uma pesquisa desta natureza foi realizada no ano passado em parceria com a Secretaria da Justiça e colheu dados em março e abril de 2005, no aeroporto de Guarulhos, com 175 pessoas impedidas de entrar ou deportadas de países europeus.

Desse número, 22% foram deportadas e 76% foram impedidas de entrar no país de destino. Um total de 92,6% dos entrevistados são do sexo feminino, 5,1% do sexo masculino e 2,3% se declararam transgêneros.

Desde que iniciou as atividades em 2002, o Escritório Estadual de Combate e Prevenção ao Tráfico de Pessoas promove ações com o objetivo de inibir o aliciamento de pessoas para fins de tráfico humano. Campanhas de conscientização em rodovias e aeroportos, além da organização e participação em seminários e palestras de capacitação nas principais universidades e entidades da sociedade civil foram feitas em todo o Estado.

Também estiveram presentes à assinatura do termo representantes de entidades parceiras no combate e prevenção ao tráfico de seres humanos no Brasil e continente americano, tais como: o consulado dos EUA; Agência Estadunidense para o Desenvolvimento Internacional (USAID); Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (Ilanud); Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad).


10/18/2006


Artigos Relacionados


Secretaria de Justiça lança livro sobre tráfico de pessoas

Secretaria da Justiça mobiliza comunidades contra o tráfico de pessoas

Justiça começa a monitorar enfrentamento ao tráfico de pessoas

Ministério da Justiça debate tráfico de pessoas em Brasília

Justiça divulga relatório sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas em BH

Ministério da Justiça promove oficina de enfrentamento ao tráfico de pessoas