Juvêncio reivindica prosseguimento do projeto Pantanal



O senador Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS) cobrou providências dos governos federal e dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para o prosseguimento do Programa Pantanal, que envolve investimentos fundamentais para o desenvolvimento da Bacia do Alto Paraguai. O programa, ressaltou, engloba projetos que tratam desde a proteção ambiental até o saneamento básico. Embora tenham sido feitos esforços técnicos e políticos nos últimos oito anos, disse o senador, até agora o programa não pode ser iniciado de maneira efetiva e consistente.

Juvêncio da Fonseca estranhou que, depois de inúmeras reuniões e debates no âmbito dos governos estaduais e do Banco Mundial, o programa esteja paralisado, sem que se saiba o que está sendo ou não realizado e em que fase encontram-se os projetos. Para Juvêncio, o mais grave são as notícias de que órgãos estaduais não concluem os projetos técnicos porque a organizações não-governamentais estão reivindicando a revisão da licitação que escolheu a gerenciadora do programa.

Entre os problemas mais urgentes ele citou o assoreamento do Rio Taquari, que a cada ano tem sua situação agravada, -criando um problema ambiental de proporções imensas numa das regiões mais belas e ecologicamente frágeis do planeta-.

Segundo Juvêncio, o Programa Pantanal entrou num círculo vicioso, prevalecendo um verdadeiro jogo de empurra-empurra entre os estados e a União.

- Acredito que, somente com a mobilização política dos governos eleitos, poderemos fazer com que o processo ande e supere as atuais dificuldades - disse.

Juvêncio disse esperar que o governador de seu estado, Mato Grosso do Sul, esteja consciente das dificuldades que um governante enfrenta quando necessita operacionalizar interesses multilaterais para viabilizar recursos que irão contribuir decisivamente no desenvolvimento das potencialidades regionais.

- Este é o caso típico para se promover parcerias amplas entre parlamentares, técnicos e entidades de classe para a solução de interesses regionais e nacionais - disse.

Ao concluir seu pronunciamento, Juvêncio da Fonseca disse esperar que o Senado possa, a partir de agora, trabalhar para ajudar a definir prioridades, -sem o ranço das diferenças políticas-, dando sua contribuição para o crescimento do país.

Em aparte, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que foi ministro da Integração Nacional, confirmou a necessidade de investimentos no Programa Pantanal, que engloba desenvolvimento do turismo, de produtos naturais e essências nativas, bem como inúmeras outras riquezas da região, dentro de um sistema de desenvolvimento sustentado e de proteção ambiental.



27/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


JUVÊNCIO DA FONSECA FALA À TV SENADO SOBRE O PROJETO PANTANAL

Juvêncio: Marina "falou bobagem" sobre o Programa Pantanal

Juvêncio e Almir Sater falam à TV Senado sobre preservação do Pantanal

Juvêncio da Fonseca quer atender aos devotos de Nossa Senhora do Pantanal

Juvêncio da Fonseca quer atender aos devotos de Nossa Senhora do Pantanal

LÚDIO VAI ACOMPANHAR DE PERTO PROJETO PANTANAL