Marcha pela Educação deve reunir cerca de 20 mil estudantes na Esplanada dos Ministérios
A União Nacional dos Estudantes (UNE) promove nesta quarta-feira (31) manifestação em Brasília para defender, entre outros pontos, investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação, mais assistência estudantil e a melhoria das escolas e de todos os níveis de ensino.
A concentração começou às 9h no Banco Central, com a lavagem simbólica da entrada. Depois, os estudantes seguem em passeata até o Congresso Nacional, onde pretendem se reunir com lideranças partidárias.
A Marcha dos Estudantes deve reunir cerca de 20 mil universitários. Eles também reivindicam 50% do fundo social do pré-sal somente para o setor e a redução imediata dos juros.
A convite da UNE, a presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECh), Camila Vallejo, participará da manifestação.
Após a marcha, haverá sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara em solidariedade à luta dos estudantes chilenos. A UNE participará também de uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado sobre o Plano Nacional de Educação.
Às 14h, os presidentes da UNE, Daniel Iliescu, e da Federação dos Estudantes do Chile darão entrevista coletiva no hall do Congresso. Eles vão lançar a Jornada Continental de Lutas da Juventude Latino-Americana. Camilla falará também sobre os recentes protestos de estudantes em Santiago, a capital chilena.
Fonte:
Agência Brasil
31/08/2011 09:39
Artigos Relacionados
Desfile de 7 de Setembro deve reunir 35 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios
Juventude é tema da conferência que deve reunir cerca de 1.500 pessoas em SP
Esplanada dos Ministérios
Movimento de Moradia faz passeata na Esplanada dos Ministérios
Sete de Setembro reúne milhares de brasilienses na Esplanada dos Ministérios
Vigília na Esplanada dos Ministérios marca Dia Internacional contra a Homofobia