Kátia Abreu aponta falta de logística no Brasil e destaca artigo sobre passividade dos brasileiros
Em discurso no Plenário nesta terça-feira (12), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) criticou a falta de logística do Brasil. Segundo a senadora, as denúncias de corrupção do Ministério de Transporte podem ter relação direta com a falta de logística do país.
A senadora mencionou a existência de obras superfaturadas e cobrou um incremento logístico para "diminuir o custo Brasil". A senadora defendeu a implantação da hidrovia Tocantins que, segundo ela, pode agilizar o escoamento da produção de parte da região amazônica. Kátia Abreu citou a estrutura de países como Alemanha, China e Estados Unidos para lamentar a situação de rodovias, ferrovias e portos do Brasil.
A senadora também destacou o artigo Por que os brasileiros não reagem?, de Juan Arias. O texto foi publicado originalmente no jornal espanhol El Pais e reproduzido no jornal O Globo, na edição dessa segunda-feira (11). Kátia Abreu classificou o artigo como "brilhante", mas disse que lia o texto "com muita tristeza".
O artigo lembra que, em seis meses, a presidente Dilma Rousseff já afastou dois ministros importantes. Juan Arias diz que no Brasil não existe o "fenômeno dos indignados", comum em todo o mundo. "Será que os brasileiros não se importam que os políticos sejam salteadores do dinheiro público?", questiona o autor.
O artigo lembra as manifestações populares pelas eleições diretas, em 1984, e pelo impeachment de Collor, em 1992, e afirma que as únicas causas capazes de mobilizar até dois milhões de pessoas são as marchas evangélicas, a parada gay e a passeata pela legalização da maconha. Juan Arias elogia a economia brasileira, mas critica os direitos humanos e o fato de vereadores e deputados ganharem bem mais que professores.
A senadora ainda criticou a situação do diretor afastado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, que prestou depoimento mais cedo no Senado. Kátia Abreu disse que o "movimento dos indignados" não pode ficar silencioso. A senadora também lamentou que a partilha de cargos no governo seja feita por interesses de partidos.
- Muitas vezes, os interesses dos estados são comprometidos. O povo não consegue entender como os cargos são divididos - afirmou.
Apartes
Em aparte, o senador Armando Monteiro(PTB-PE) apoiou o pronunciamento da senadora, lamentou o baixo investimento público em infraestrutura e criticou os juros altos. Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) elogiou o discurso da senadora e criticou a "qualidade" dos gastos públicos. Randolfe disse que os gastos do Ministério dos Transportes são exemplo dessa falta de qualidade.
12/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Kátia Abreu destaca boa aceitação de programas ambientais brasileiros na COP 16
Kátia Abreu registra perda de competitividade do Brasil por falta de investimentos
Kátia Abreu destaca importância de debate sobre APPs
Falta de investimentos prejudica a agricultura, diz Kátia Abreu
Kátia Abreu aponta participação do agronegócio no crescimento do PIB
Kátia Abreu pede debate sobre tráfico de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia