Kátia Abreu cobra apuração de denúncias contra ONGs



A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) cobrou, nesta quinta-feira (13), a apuração de denúncias de corrupção envolvendo o repasse de dinheiro público a organizações não-governamentais (ONGs), com base em matérias publicadas pela revista Época. Segundo a senadora, a publicação mostra como a Fundação Nacional de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), ligada à Universidade de Brasília (UnB), pode ter sido utilizada para burlar a Lei de Licitações (8.666/93).

- O órgão público contrata a Finatec, dispensada da licitação por ser uma fundação ligada à entidade de ensino, e a Finatec subcontrata as empresas de consultoria. Os principais contratos são assinados com governos e prefeituras administradas pelo PT. As empresas de consultoria são sempre as mesmas: a Intercorp e a Camarero & Camarero. O dono, o senhor Luís Lima, foi consultor da administração do PT na prefeitura de Porto Alegre - relatou a senadora, com base nas informações de Época.

Kátia Abreu disse, ainda de acordo com a revista, que os serviços de Luís Lima seriam indicados às administrações petistas por Vicente Trevas, que seria fundador do PT e irmão do assessor de Relações Internacionais do prefeito de Recife, João Paulo.

A parlamentar ressaltou também denúncias que pesam contra o Instituto Nacional de Formação e Assessoria Sindical (Ifas), com sede em Goiânia. Segundo a senadora, a entidade teria assinado contrato de R$ 7 milhões com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para treinamento de trabalhadores rurais, mas o dinheiro teria ido, na verdade, para a Fetraf, organização sindical ligada ao governo, que não poderia ser beneficiada com o repasse de verbas públicas por não ter registro no Ministério do Trabalho.



13/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI das ONGs concentra trabalho na apuração das denúncias contra Finatec

Arthur Virgílio apresenta plano de trabalho e defende rigor na apuração das denúncias contra ONGs

Kátia Abreu diz que ONGs capturaram órgãos públicos

Kátia Abreu aponta alta de repasses do Ministério do Trabalho para ONGs

Kátia Abreu saúda texto do novo Código Florestal e critica 'ONGs inimigas do Brasil'

Kátia Abreu cobra investimentos em infra-estrutura