Kátia Abreu diz que ONGs capturaram órgãos públicos



Para a senadora Kátia Abreu (DEM-MT), que participou nesta terça-feira (16) de reunião conjunta das comissões de Reforma Agrária (CRA), de Meio Ambiente (CMA) e de Ciência e Tecnologia (CCT) sobre o projeto de reforma do Código Florestal (PLC 116/10), as ONGs ambientalistas "capturaram os órgãos de meio ambiente deste país".

Ela afirmou que Ibama, Conama e Ministério do Meio Ambiente não são mais órgãos republicanos, pois defenderiam interesses parciais, e não da sociedade.

- Estão capturados totalmente, os funcionários do segundo, do terceiro, do quarto, do quinto escalão, são todos ex-funcionários das ONGs do país - disse.

Kátia Abreu apresentou sugestões para aperfeiçoar o relatório do projeto, que, a seu ver, apesar de "bastante interessante para o Brasil", peca pela falta de transparência em alguns aspectos.

Um dos pontos levantados pela senadora diz respeito à isenção da reserva legal para os pequenos agricultores. Atualmente, estão isentos da obrigatoriedade da reserva os proprietários de até quatro módulos.

- Está todo mundo perguntando: E se eu tiver quatro módulos e mais um metro? E se eu tiver cinco módulos? E se eu tiver seis módulos? O que vai acontecer com esse pequeno produtor, que pode ser um assentado da reforma agrária, que pode ser um pequeno produtor que adquiriu a sua terra, como é que nós podemos fazer isso? Nós vamos pegar quem tem cinco módulos e fazer com que ele tenha 20 de reserva legal? - questionou.

A parlamentar também afirmou que, em estudo recente sobre o Censo Agropecuário, a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), presidida por ela, verificou que 5% dos agricultores do país produzem 70% do PIB do agronegócio.

- Isso é um horror total e absoluto - disse.



17/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Kátia Abreu: órgãos de meio ambiente foram capturados por ambientalistas

Kátia Abreu cobra apuração de denúncias contra ONGs

Kátia Abreu aponta alta de repasses do Ministério do Trabalho para ONGs

Kátia Abreu saúda texto do novo Código Florestal e critica 'ONGs inimigas do Brasil'

Dispositivo da LDO prejudica controle dos gastos públicos, diz Kátia Abreu

Kátia Abreu quer mais punição para funcionários públicos que cometem crimes