Kátia Abreu homenageia Antônio Ernesto de Salvo, ex-presidente da CNA



Diante da Tribuna de Honra do Plenário, ocupada por presidentes de federações de agricultura e por representantes do agronegócio brasileiro, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) prestou homenagem, nesta terça-feira (10), ao líder ruralista e ex-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) Antônio Ernesto de Salvo, falecido em Belo Horizonte no final de junho.

De acordo com Kátia Abreu, a maior prova de respeito a grandiosidade da obra de Ernesto de Salvo em defesa dos interesses dos agricultores seria não a edificação de um monumento de "pedra e cal", mas sim a formulação e implementação de uma política agrícola de longo prazo que levasse o seu nome.

- Cumprir-se-á, então, seu grande projeto [de Ernesto de Salvo]: o estabelecimento de um conjunto de definições permanentes, estáveis, que garantam ao agricultor, dos muito grandes aos pequenos, mas principalmente à classe média rural, que tanto o preocupava, orientação e segurança para plantar e colher, criar e multiplicar rebanhos, reconhecendo finalmente que a atividade rural no país não é um acidente econômico, espasmódico, mas um segmento vivo e permanente da sociedade brasileira- disse.

A senadora destacou o importante papel desempenhado por Ernesto de Salvo à frente da CNA na organização de cinco manifestações em Brasília conhecidas como "tratoraços e caminhonaços", as quais obrigaram, segundo ela, o governo a reconhecer e discutir direitos da agropecuária que haviam sido postergados.

A representante do Tocantins referiu-se ainda a críticas feitas por Ernesto de Salvo sobre a falta de informações sobre a previsão dos juros a serem praticados pelo governo nos financiamentos agrícolas cobertos pelo Plano Safra 2007/2008.

Em apartes, os senadores Gerson Camata (PMDB-ES), Adelmir Santana (DEM-DF), Raimundo Colombo (DEM-SC), Osmar Dias (PDT-PR) e Romeu Tuma (DEM-SP) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Kátia Abreu.



10/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia memória de Antônio de Salvo em sessão especial

Kátia Abreu homenageia Macel Caixeta, ex-líder agrícola de Goiás

Marco Antônio Costa: Cunhado de Daniel Dantas negou que Kátia Abreu tenha recebido dinheiro para defender interesses de empreiteira

Kátia Abreu parabeniza novo presidente da União dos Legislativos Estaduais

Kátia Abreu condena invasões do MST

Kátia Abreu: CPI do MST já pode ser instalada