Kátia Abreu pede que a Câmara vote "cadastro positivo"
A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) fez um apelo nesta terça-feira (17) ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para que coloque em votação o projeto de lei que cria o chamado "cadastro positivo" (cadastro de bons pagadores). Ela disse que, embora o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) tenha diminuído a taxa básica de juros, a Selic, o spread bancário (a diferença entre a os juros pagos ao investidor e o que é cobrado sobre os empréstimos) ainda mantém alta a taxa de juros praticada nos financiamentos.
A senadora assinalou que 2/3 da agricultura brasileira são financiados por bancos privados e que o spread bancário está hoje na casa de 39,5%.
Kátia Abreu informou que o projeto de lei que cria o Cadastro Positivo já foi aprovado em todas as comissões da Câmara dos Deputados e apenas aguarda decisão da Mesa para ser incluído na ordem do dia e ser votado em Plenário.
- Não é justo que os bons pagadores paguem um juro altíssimo. Eu não imagino outro motivo a não ser um trabalho muito forte e nocivo ao país por parte dos maiores bancos que não querem perder a exclusividade desse monopólio de informações.
Kátia Abreu observou que os grandes bancos têm cadastros próprios sobre quem são ou não os bons pagadores e que o Serasa já dispõe de um cadastro pronto para disponibilizar aos bancos médios e pequenos, "infelizmente alguma coisa impede que esse projeto possa andar". Ela garantiu que, se o spread cair, os juros dos financiamentos também vão cair.
17/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Kátia Abreu anuncia acordo para votação do Código Florestal na Câmara
Kátia Abreu pede adesão à campanha pela paz no campo
Kátia Abreu pede mais investimentos nos portos brasileiros
Kátia Abreu pede que população denuncie agressão contra crianças
Kátia Abreu pede explicações sobre pedido de investigação do Senar
Alvaro Dias critica e Kátia Abreu pede aprovação da MP dos Portos