Kátia Abreu pede mais investimentos nos portos brasileiros
A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (4), aumento dos investimentos públicos no sistema portuário nacional. Segundo argumentou, a ineficiência do transporte marítimo prejudica tanto a exportação da produção agrícola brasileira como também eleva demasiadamente os custos de importação de insumos para as lavouras, como fertilizantes e adubos.
Kátia Abreu observou que, enquanto as exportações de grãos saltaram de 40 milhões de toneladas em 1997 para 102 milhões em 2007 (aumento de quase 150%), os investimentos no setor portuário não se elevaram nem 20% nesse período.
- A falta de visão estratégica e de visão empreendedora por parte dos nossos governantes fez com que a iniciativa privada crescesse, aumentasse a sua produtividade [agrícola], mas essa importante produção não foi calçada com a infra-estrutura adequada para o nosso país- lamentou.
Ao pedir a aprovação da medida provisória (MP 412/08) que dispõe sobre a prorrogação do regime tributário para incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária- Reporto, Kátia Abreu também pediu o acolhimento de emendas que apresentou à matéria solicitando a isenção do tributo Fundo da Marinha Mercante, cobrado sobre fertilizantes, a liberação da construção de portos pela iniciativa privada e a diminuição de impostos cobrados na navegação de cabotagem.
Em aparte, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) parabenizou a senadora pelo pronunciamento.
04/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Kátia Abreu pede intermediação do líder do governo no Senado para autorização de investimentos privados nos portos
Kátia Abreu: ineficiência dos portos brasileiros prejudica o agronegócio
Alvaro Dias critica e Kátia Abreu pede aprovação da MP dos Portos
Kátia Abreu defende gestão de portos marítimos e fluviais pela Secretaria Especial dos Portos
Kátia Abreu diz que vai mudar MP dos Portos para prevenir "apagão"
Kátia Abreu critica divisão da gestão de portos marítimos e fluviais