Alvaro Dias critica e Kátia Abreu pede aprovação da MP dos Portos



Enquanto a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) defendeu, nesta quarta-feira (16), a aprovação da MP dos Portos (MP 595/2012) afirmando que ela trará benefícios ao país e não prejudicará os portos públicos, o senador Alvaro Dias disse que o Parlamento brasileiro vive um momento de humilhação ao se submeter às imposições do Executivo.

- Nós estamos banalizando o Parlamento. Aliás, banalização é a palavra da hora: a banalização da corrupção, a banalização da Constituição. A cada dia o Congresso Nacional afronta a Constituição – protestou.

Alvaro Dias disseque o governo está assumindo uma postura que revela a própria incapacidade administrativa e criticou a relação entre Executivo, Legislativo e partidos políticos que, segundo ele, é um “balcão de negócios”.

- Hoje o governo tem uma base gigantesca e não consegue mais orientá-la com eficiência. Não tem mais a capacidade de articulação política suficiente para orientar o caminhar da imensa base que aglutinou à custa de um modelo promíscuo, o balcão de negócios – disse.

O senador explicou que o modelo “promíscuo” de aparelhamento do Estado esgotou a capacidade de investimento do governo, que teve que apelar para a aquilo que condenava: a privatização.

A senadora Kátia Abreu, por sua vez, afirmou que leis anteriores, promulgadas no governo Itamar Franco e de Fernando Henrique Cardoso já buscavam a existência, em sintonia, de portos públicos, privados e privados mistos.

- Esta matéria começou lá atrás, por isso queria pedir a todos que pudessem dar uma atenção especial e referendar o que, na verdade, já foi feito lá atrás. Queremos que o dinheiro privado possa se juntar ao público para fazer os investimentos de que o Brasil precisa – disse.

Kátia Abreu afirmou que os recursos destinados aos investimentos no Brasil não são suficientes para a demanda de exportação do país e a aprovação da medida, que ela classificou como corajosa, irá melhorar essa situação.

- Quem vai ganhar é o povo brasileiro, porque vamos ter concorrência e eficiência – disse.



16/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Kátia Abreu critica divisão da gestão de portos marítimos e fluviais

Kátia Abreu pede mais investimentos nos portos brasileiros

Kátia Abreu pede intermediação do líder do governo no Senado para autorização de investimentos privados nos portos

Kátia Abreu defende gestão de portos marítimos e fluviais pela Secretaria Especial dos Portos

Kátia Abreu diz que vai mudar MP dos Portos para prevenir "apagão"

Kátia Abreu: ineficiência dos portos brasileiros prejudica o agronegócio