Kátia Abreu quer manter audiência sobre instituto de previdência do Tocantins
Kátia Abreu protestou contra requerimento do senador Gim que pede o cancelamento do debate
A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) protestou, nesta terça-feira (3), contra requerimento do senador Gim (PTB-DF) que prevê o cancelamento da realização de audiência pública que a parlamentar havia solicitado, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para discutir os investimentos realizados pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev).
O requerimento foi lido na reunião da CAE desta terça-feira. A fim de apressar uma definição sobre a audiência, a senadora pediu a votação imediata do pedido de Gim, mas o presidente da comissão, Lindbergh Farias (PT-RJ), citou norma do colegiado que prevê a leitura em uma reunião e a votação na seguinte.
De acordo com Kátia Abreu, as investigações indicam a existência de estreitas relações entre os gestores do Igeprev e os membros da organização criminosa recentemente desbaratada pela Polícia Federal na "Operação Miqueias". A senadora denunciou a aplicação de R$ 500 milhões do Igeprev em "fundos podres".
Deflagrada em 19 de setembro, a Operação Miqueias desarticulou duas organizações criminosas com atuações distintas: uma de lavagem de dinheiro e outra de má gestão de recursos de entidades previdenciárias públicas.
Kátia Abreu pretende ouvir autoridades do Ministério da Previdência Social, da Polícia Federal e da Comissão de Valores Mobiliários, bem como o secretário de Relações Institucionais do governo do Tocantins e presidente do Conselho de Administração do Igeprev, Eduardo Siqueira Campos, entre outros.
03/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Kátia Abreu pede informações a ministro da Integração Nacional sobre irrigação em Tocantins
Kátia Abreu acusa instituto de divulgar dados inverídicos sobre desmatamento na Amazônia
Kátia Abreu diz que Ferrovia Norte-Sul é prioridade para o Tocantins
Kátia Abreu pede ajuda do governo para enfrentamento da seca em Tocantins
Kátia Abreu defende o envio de tropas federais ao Tocantins durante as eleições
Kátia Abreu pede ao governo que ajude municípios atingidos pela seca no Tocantins