Kátia Abreu reivindica apreciação de projeto sobre direitos e garantias do contribuinte



A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) solicitou ao presidente Garibaldi Alves Filho - que presidia a sessão deliberativa desta quarta-feira (27) - providências para acelerar a apreciação do projeto de lei do Senado (PLS 646/99 - Complementar) que dispõe sobre os direitos e as garantias do contribuinte. De autoria do então senador Jorge Bornhausen, a matéria foi arquivada em fevereiro de 2007 e desarquivada em março do mesmo ano, a pedido de Kátia Abreu e outros senadores. A matéria está agora na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde o relator é o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Em resposta, Garibaldi garantiu encaminhar à CAE pedido para que a matéria seja logo enviada para apreciação no Plenário.

O projeto estabelece normas gerais sobre direitos e garantias aplicáveis na relação tributária do contribuinte com as administrações fazendárias da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. E abrange pessoas físicas ou jurídicas em qualquer situação de sujeição passiva tributária, inclusive a responsabilidade, a substituição, a solidariedade e a sucessão tributárias, bem como os agentes de retenção dos tributos, os representantes legais ou voluntários e os legalmente obrigados a colaborar com o fisco.

A proposta tem um capítulo com 12 artigos dispondo sobre os direitos do contribuinte e outro, com 13 artigos, que trata dos deveres da administração fazendária, além de outros dispositivos que se referem a consultas em matéria tributária e defesa do contribuinte.



27/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE vota projeto que assegura direitos e garantias ao contribuinte

CCJ discute parecer de Kátia Abreu sobre projeto dos precatórios

CCT analisa projeto de Kátia Abreu sobre clonagem de animais

Kátia Abreu defende direitos de proprietários de terra na Flona Jamanxim

Kátia Abreu afirma que projeto sobre clonagem de animais pretende regulamentar atividade já existente no país

Relatório de Kátia Abreu sobre CPMF não sai antes do dia 20