Kátia pede a Jucá que renuncie à liderança do governo



A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) recomendou na quinta-feira (3) ao líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que renuncie ao cargo, por descumprimento da promessa de que o Poder Executivo não aumentaria impostos após a extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Foi essa promessa, como recordou, que permitiu a aprovação da proposta de emenda à Constituição que prorrogou a vigência da Desvinculação de Receitas da União ( DRU).

- Ele subiu à tribuna do Senado no dia da votação da DRU e se comprometeu com a oposição de que não haveria aumentos de impostos, mas sim uma reforma tributária. Então, se fosse ele, renunciaria ao cargo de líder, porque ele tem um nome a zelar e o descumprimento da palavra é explícito - disse Kátia Abreu em entrevista à Rádio Senado.

A senadora criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, por haverem anunciado "com sorrisos nos lábios", observou, o aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e da Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos bancos. Na sua opinião, o presidente e os ministros pareciam estar "debochando" da sociedade brasileira.

- É um governo populista, que não tem responsabilidade e que não quer cortar gastos públicos. Não adianta vir com essa conversa demagógica de que vai tributar os bancos, porque banco não tira lucro do bolso. O banco vai tirar do bolso do contribuinte, do tomador de empréstimo, da micro e pequena empresa, do médio empresário que precisa de crédito para sobreviver - alertou.

A senadora adiantou que a oposição fará todo o possível para impedir a aprovação da medida provisória que elevou a alíquota da CSLL. Kátia Abreu, ainda, acusou o governo de não ter interesse na aprovação da reforma tributária. Na sua opinião, o governo mantém uma política econômica "populista", como outros países da América Latina.



03/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá assume vice-liderança do governo e pede solução para conflitos em Roraima

Jucá faz discurso de despedida da liderança do Governo

Dilma confirma Jucá na liderança do governo no Senado

Em discurso de despedida da liderança, Jucá recebe elogios do governo e da oposição

Reconduzido à liderança do governo, Jucá quer ser 'interlocutor de todos os senadores'

SEBASTIÃO ROCHA PEDE RENÚNCIA DE ARTUR VIRGÍLIO DA LIDERANÇA DO GOVERNO