Jucá assume vice-liderança do governo e pede solução para conflitos em Roraima



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) anunciou nesta sexta-feira (19), no Plenário, que assumiu a vice-liderança do governo no Senado. Na ocasião, o senador falou sobre a necessidade de o Executivo mediar os conflitos de terra entre os vários grupos que se defrontam em Roraima. Segundo ele, o estado precisa ter sua política fundiária definida para que todos possam saber que atividades podem ser desenvolvidas na região.

- A revista britânica The Economist alerta o mundo de que Roraima apresenta, nos dias de hoje, tanto potencial de conflitos quanto a antiga Iugoslávia, antes da guerra dos Balcãs. A reportagem diz que a reserva Raposa/Serra do Sol dividiu o estado colocando em confronto os índios e os plantadores de arroz - alertou.

Romero Jucá lembrou que o grupo interministerial criado pelo governo para definir a política fundiária de Roraima está terminando seu trabalho e, assim, será possível criar condições para o desenvolvimento sustentado da região. Ele observou que a população tem direito de viver melhor, condição somente possível com ações políticas e econômicas buscando o crescimento e a geração de empregos.

Jucá reconheceu a necessidade de se promover a demarcação da reserva indígena Raposa-Serra do Sol, mas insistiu que haja "racionalidade da demarcação". Segundo o senador, a legislação indígena e ambiental do Brasil é modelo no mundo inteiro, mas precisa ser efetivada de maneira a não representar um empecilho para o desenvolvimento e bem estar de todos os segmentos da população. "Do contrário, acabará sendo burlada", destacou.



19/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Kátia Abreu pede imparcialidade ao governo federal na solução dos conflitos em Roraima

Kátia pede a Jucá que renuncie à liderança do governo

JUCÁ ALERTA PARA CONFLITOS ENTRE OS ÍNDIOS DE RORAIMA

Jucá pede apoio do governo para viabilizar fronteira agrícola de Roraima

Romero Jucá alerta para chuvas em Roraima e pede ajuda ao governo federal

Jucá anuncia solução para titulação das terras em Roraima