Kit busca facilitar monitoramento da biodiversidade



O Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, lançam nesta quarta-feira  (22), no Centro de Visitantes do Parque Nacional de Brasília (DF), um kit contendo roteiros metodológicos para monitoramento in situ da biodiversidade, guias de procedimento de borboletas, plantas, aves e mamíferos e guias de identificação de tribos de borboletas frugívoras.

As publicações foram elaboradas em uma linguagem acessível para quem estiver em trabalho de campo. A ação faz parte do projeto "Monitoramento da Biodiversidade com relevância para o clima em nível de UCs". O evento de lançamento contará com um coquetel, seguido de distribuição das publicações aos presentes.

Confira a programação.

Parceria

A produção dessas publicações foi possível graças à parceria firmada entre o MMA, o ICMBio, e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência alemã de cooperação internacional. “O monitoramento é o objeto mais importante do nosso trabalho e o ICMBio oferece condições ideais para estabelecermos um programa de longo prazo, colher informações e criar protocolos”, explica o diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade (DCBio/MMA), Carlos Alberto Scaramuzza.

O material produzido pela ação dos três parceiros, segundo Scaramuzza, se atém ao essencial, é objetivo e oferece bases para estabelecer programas de monitoramento eficientes.

Para o coordenador do Projeto de Monitoramento da Biodiversidade e Clima da GIZ, Jan Kleine Buening, a parceria com o MMA e o ICMBio permitirá criar uma agenda de coleta e análise periódica de informações da biodiversidade, a partir de uma base conceitual: “Abre espaço à participação de outros setores da sociedade, como cientistas, comunidades locais, ONGs parceiras, a depender do arranjo institucional, e esperamos que, em 2014, consigamos implantar e dar continuidade, em campo, às experiências já aprendidas”, salientou.
 

Fonte:
ICMBio 
Ministério do Meio Ambiente 



23/01/2014 09:57


Artigos Relacionados


CI analisa projeto que pode facilitar busca por reservas de água

ONG busca conscientizar brasileiros sobre a importância da biodiversidade

Movimento Empresarial pela Biodiversidade divulga manual de gestão da biodiversidade

Projetos buscam facilitar o dia a dia dos idosos

Rigotto promete facilitar negócios

Economia da Biodiversidade