Kits de irrigação são distribuídos para agricultores no sertão maranhense



População recebe aquisição, capacitação e instalação de 337 kits de irrigação por microaspersão e gotejamento


Os agricultores familiares do sertão maranhense terão melhores condições de produzir em meio à estiagem. Um convênio no valor de R$ 7,2 milhões, assinado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 8ª Superintendência Regional, e o governo estadual do Maranhão, irá permitir a aquisição, capacitação e instalação de 337 kits de irrigação por microaspersão e por gotejamento, capazes de atender a áreas de até dois hectares.

Os recursos são oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), e serão repassados à Secretaria de Agricultura do Estado para a realização do processo licitatório. De acordo com o superintendente da Companhia no Maranhão, João Martins, a aquisição dos kits irá garantir aos agricultores um aporte de tecnologia importante para o aumento de sua capacidade produtiva, “uma vez que coloca à disposição deles equipamentos com capacidade de melhorar a atividade”, explica João Martins.

Cada kit de irrigação – serão 167 por microaspersão e 170 por gotejamento – é composto de conjunto de motobombas, cabeçal de filtragem, sistema de irrigação e injetor de fertilizante. O convênio inclui também o cadastramento e a capacitação dos beneficiários.