Kits tecnológicos são distribuídos para 33 instituições públicas de ensino



A partir desta sexta-feira (15), as universidades brasileiras passam a contar com um aliado para aumentar a visibilidade de suas produções acadêmicas. Trata-se do lançamento, em conjunto, dos repositórios institucionais das 33 instituições públicas de ensino e pesquisa contempladas com os kits tecnológicos distribuídos por meio da parceria entre o  Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a  Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ambos órgãos vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O chamado “kit tecnológico” é composto de um servidor instalado com software livres que compõem o ambiente de desenvolvimento, tais como sistema operacional Linux, acompanhado de servidor Web Apache, PHP e banco de dados MySQL, além dos aplicativos específicos para a construção e gerenciamento dos repositórios, como o Dspace e Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. 

A primeira distribuição dos kits para construção de repositórios ocorreu no final de 2009, acompanhado de um encontro presencial com representantes das instituições onde foram tratados diretrizes para a elaboração e desenvolvimento de um plano de trabalho para implantação dos repositórios.

Em julho de 2010, representantes dessas instituições tornaram a se reunir, em Brasília, para o I Workshop para Construção de Repositórios Institucionais com o objetivo de capacitar os profissionais de informação e técnicos envolvidos diretamente com os projetos de repositórios institucionais. O evento mobilizou os esforços de técnicos e especialistas do Ibict e da Universidade de Brasília (UnB) durante os treinamentos. 

O lançamento simultâneo dos repositórios institucionais de ensino e pesquisa é também o primeiro passo para a formação da Rede Brasileira de Repositórios Institucionais Científicos de Acesso Aberto (Ricaa), que será apresentada na próxima segunda-feira (18) durante o 16º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), em um painel específico sobre o acesso livre no Brasil.

Essas iniciativas marcam a participação brasileira durante a Semana Mundial do Acesso Aberto (Open Access Week 2010), comemorada entre os dias 18 a 24 com o propósito de mobilizar as instituições em prol da promoção e consolidação dos repositórios e publicações científicas em todo o mundo sob o princípio do livre acesso à informação. 


Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia 



15/10/2010 20:50


Artigos Relacionados


Kits de irrigação são distribuídos para agricultores no sertão maranhense

Começam a ser distribuídos kits de publicações para 284 Salas Verdes de todo o País

Sistema seleciona novos alunos para instituições públicas de Ensino Superior

Instituições públicas de ensino superior devem aderir ao Sisu

Instituições privadas de ensino superior querem que MEC priorize ensino fundamental

Instituições de ensino iniciam envio de dados para o Censo