Lançada campanha para desmistificar a anemia falciforme
A campanha Lua Vermelha pretende esclarecer e coibir o estigma em relação à doença hereditária mais prevalente no Brasil
Com o objetivo de desmistificar a anemia falciforme, a Associação Brasileira de Doença Falciforme (Abraf) lançou a Campanha Lua Vermelha. A ideia é esclarecer e coibir o estigma em relação à doença hereditária mais prevalente no Brasil, especialmente na população afrodescendente.
No Brasil, estima-se que 25 mil a 30 mil pessoas tenham a doença. O Rio de Janeiro registra a segunda maior prevalência entre os estados - com um caso para cada 1,2 mil nascidos. A cada mês, são diagnosticados aproximadamente 17 casos. A maior parte dos pacientes estão na Bahia, devido ao alto número de afrodescendentes, com um caso a cada 500 nascimentos.
A anemia falciforme se caracteriza por uma alteração nas hemácias, que perdem a forma arredondada, endurecem e tomam o aspecto de uma foice (o que dá origem ao termo falciforme), dificultando a passagem do sangue pelos vasos e a oxigenação dos tecidos. Os principais sintomas são a icterícia, anemia crônica, crises dolorosas nos ossos e músculos.
12/11/2012 12:33
Artigos Relacionados
Lídice da Mata alerta para avanço da anemia falciforme
Brasília terá transporte gratuito para pessoas com Anemia Falciforme
Estudo abre novas perspectivas para o tratamento de anemia falciforme
Pesquisadores brasileiros testam terapia para a fase aguda da anemia falciforme
Transplante de medula é esperança no tratamento da anemia falciforme
Pouca atenção a anemia falciforme é reflexo de racismo