Lançada no Senado biografia de Paulo Brossard
Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, ex-senador, ex-consultor-geral da República e ex-ministro da Justiça no governo Sarney, o gaúcho Paulo Brossard compareceu nesta terça-feira (19) ao lançamento, no Salão Nobre do Senado, do livro do jornalista Luiz Fernando Valls, Brossard: 80 Anos na História Política do Brasil. Trata-se de seu testemunho sobre as últimas seis décadas da história brasileira, que ele vivenciou quase sempre na oposição.
Publicado pela Editora Artes e Ofícios, com 580 páginas, o livro contém mais de 50 horas de entrevistas e também pesquisas realizadas por Luiz Fernando Valls, que fez um levantamento sobre os principais momentos ali lembrados - da reconstrução democrática após o Estado Novo, passando pelo governo de Juscelino Kubitschek e a ditadura militar, até a restauração democrática.
Ao homenagear Brossard, o presidente do Senado, José Sarney, disse que se sentia privilegiado em recebê-lo para essa solenidade e proclamou que "esse é um livro definitivo, subsídio valioso para a história do país, porque Brossard faz parte da história do Brasil". Sobre as qualidades do amigo, Sarney também disse que "Brossard é uma daquelas criaturas que Deus botou no mundo para enfeitar a humanidade".
Lembrando os tempos em que conviveu com o homenageado no Senado, Sarney lembrou que, politicamente, estavam em campos opostos, mas isso não embaraçou o crescimento da amizade entre ambos, sentimento cultivado nas longas conversas literárias que os uniam no fundo do Plenário.
- Brossard é santo de altar no meu coração e na minha casa - disse ainda o presidente do Senado.
Emocionado com a solenidade, Brossard disse que não poderia supor que seus 80 anos, que ele celebra no próximo sábado (23), seriam coroados com esse livro e com uma consagração no Senado, onde passou oito anos extremamente difíceis, mas também gloriosos.
- Quando era muito difícil dizer certas coisas e cumprir certos deveres, aqui eu disse certas coisas e cumpri certos deveres - acrescentou.
Ao final da solenidade, o presidente do Senado recebeu inúmeros convidados para um jantar em homenagem a Paulo Brossard e sua esposa, dona Lúcia. Estiveram no encontro ministros do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal Superior Eleitoral e do Superior Tribunal de Justiça, os senadores eleitos pelo Rio Grande do Sul, além de amigos e colaboradores do homenageado.
19/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Luiz Fernando Valls lança biografia de Paulo Brossard
Biografia do senador Vilson Kleinübing é lançada no Senado
Brossard visita Sarney e o convida para lançamento de sua biografia
TV Senado exibe entrevista com ex-ministro Paulo Brossard
Mão Santa lê entrevista em que Paulo Brossard defende Senado
Senado elege Paulo Brossard e Celso Furtado para Conselho da República