Lançado SOS Paciente para denunciar qualidade do serviço dos planos de saúde



Desde a última terça-feira (14), usuários de planos de saúde que estiverem descontentes com o atendimento recebido terão à sua disposição um número de telefone para denunciar a má prestação de serviço. Lançado pela Associação Paulista de Medicina (APM) e a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste), o SOS Paciente 0800 200 4200 atenderá reclamações de todo o Brasil e dará orientação para a garantia dos direitos dos usuários.

O projeto é lançado ao mesmo tempo em que a APM divulga uma pesquisa sobre o descontentamento do usuário com os planos de saúde. Segundo o levantamento, feito pelo Datafolha, que ouviu 804 pessoas, 77% disseram ter problemas com os planos de saúde. Os dados mostram que 96% utilizaram o plano nos últimos 24 meses e 64% tiveram algum problema.

Entre os problemas mais apontados estão a demora na marcação de consultas (53%), médico descredenciado (30%), demora na autorização da consulta (25%), e falta de médicos nas especialidades (20%). No caso dos exames, 84% precisaram utilizar e 40% tiveram problemas, como demora para marcação (24%), poucas opções de laboratório (24%), demora para autorização do exame (15%) e plano que não cobriu algum exame (9%). 

O atendimento nos pronto-socorros foi acessado por 58% dos usuários, sendo que 72% tiveram algum obstáculo. Os mais apontados foram local de espera lotado (67%), demora para atendimento (51%), demora para realização de exames (12%), locais inadequados para medicação (12%) e negativa de atendimento (5%). 

Outro alvo de reclamações, as internações hospitalares, foram utilizadas por 20% dos entrevistados, dos quais 39% tiveram problemas, entre os quais poucas opções de hospitais (30%), demora para autorizar internação (16%), falta de vaga para internação (9%). Entre os que utilizaram cirurgias (18%), 15% tiveram problemas como a demora para a autorização do procedimento (11%), falta de cobertura do material utilizado e negativa de cobertura (ambas com 4%).

A pesquisa mostra ainda que 15% das pessoas que procuraram atendimento precisaram recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 9% pagaram para ter atendimento.

Leia mais:

Aberta consulta pública sobre operações de planos de saúde 

Comercialização de 268 planos de saúde do País está suspensa 

Idosos reivindicam direitos e recorrem contra reajustes abusivos em planos de saúde 

Saúde anuncia preferência para equipamentos nacionais em compras públicas 

Pesquisa irá avaliar a satisfação dos beneficiários de planos de saúde 

Fonte:

Agência Brasil



16/08/2012 15:04


Artigos Relacionados


Planos de saúde podem ser obrigados a cobrir atendimento de paciente em casa

Planos de saúde devem oferecer incentivos para programas de envelhecimento com qualidade de vida, diz ANS

Qualidade dos planos de saúde será monitorada

Consulta pública avalia qualidade dos planos de saúde

Comissões do Senado debatem qualidade dos planos de saúde

Planos de saúde e beneficiários apostam em programas de qualidade de vida