Lando: 11 de setembro pode levar a novo paradigma mundial



O senador Amir Lando (PMDB-RO) disse acreditar que o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center, em Nova York, deverá ser considerado no futuro um marco na alteração das relações de poder no mundo. Ele previu a necessidade de construir um novo paradigma mundial que englobe a resgate do papel do Estado e a reinstitucionalização mundial, por meio do fortalecimento da legitimidade das Nações Unidas, a seu ver vilipendiada pelos Estados Unidos na recente invasão do Iraque.

Na avaliação de Lando, este é o momento para os países excluídos da matriz de poder participarem da nova ordem, fortalecendo suas economias internas com programas que resgatem sua soberania.

Para exemplificar essa idéia, ele citou o documento alternativo apresentado à Organização Mundial do Comércio (OMC) por 21 países, liderados pelo Brasil e pela Índia, que desejam maior abertura do comércio internacional. Um segundo exemplo apresentado pelo senador foi o da Argentina, que negociou com o Fundo Monetário Internacional o não-pagamento de um empréstimo. A inclusão desses Estados seria uma forma de garantir a paz.

- Não haverá paz, se persistir a exclusão de povos e nações. Não há paz para poucos - disse.

Para Lando, o novo paradigma deve resgatar o espaço público, desmontado pelas mudanças sociais decorrentes da globalização, que destróem as relações de sociabilidade e solidariedade.



11/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Banco Mundial diz que alta nos alimentos pode levar milhões à pobreza extrema

Concessão florestal: um novo paradigma de uso das florestas

Para Suplicy, Rio+20 deve ser trabalhada sob novo paradigma civilizatório

Suplicy faz elogio à sensibilidade feminina e defende novo paradigma civilizatório

Eduardo diz que sistema carcerário do Tocantins pode ser paradigma para o país

Lando: a paz só será possível com a implantação de um a nova ordem mundial